Algas nocivas matam peixes e causam irritação respiratória em humanos nas praias da costa oeste da Flórida

A National Weather Service Tampa Bay emitiu, nesta quarta-feira (22), um alerta de “alto risco” de irritação respiratória em algumas praias da costa oeste da Flórida devido a proliferação da alga karenia brevis, fenômeno também conhecido como “maré vermelha”. O alerta serve para os condados de Collier, Lee, Pinellas e Sarasota, mas outras praias da região também podem estar afetadas. Os cientistas recomendam que pessoas e animais de estimação fiquem longe do mar nos próximos dias e evitem o consumo de peixes e frutos do mar locais.

Desde outubro do ano passado, as autoridades vem alertando sobre a ocorrência de maré vermelha nas águas do sudoeste do estado e da área de Tampa Bay. Segundo os especialistas, a temporada 2022-23 tem sido leve em comparação aos surtos potentes que atingiram a costa do Golfo da Flórida na última década, incluindo grandes proliferações entre 2017 e 2021. Mas mesmo em níveis mais baixos, a maré vermelha pode causar problemas de saúde em humanos e até a morte de animais.

De acordo com o Florida Fish and Wildlife Conservation, quando peixes e outros animais são expostos à maré vermelha, seu sistema nervoso central é afetado, podendo levar à morte diversas formas de vida marinha, incluindo grandes mamíferos como peixes-boi e golfinhos. Por isso, animais de estimação são incentivados a ficar fora da água durante o fenômeno, assim como os humanos. Mais do que deixar de se molhar, especialistas recomendam se manter longe do mar, pois as toxinas podem ser liberadas no ar e provocar irritação respiratória, especialmente naqueles com condições como asma e bronquite.

Um estudo do PubMed Central mostra que alga karenia brevis também pode afetar mulheres grávidas, entrando na placenta e causando sérios danos neuronais no cérebro do feto.

A maré vermelha pode durar meses, dependendo das condições ambientais. O FWC’s Fish and Wildlife Research Institute diz que a maioria das proliferações dura de três a cinco meses, mas é difícil precisar o término ou as condições ideais que causam a dissipação das algas. As condições podem melhorar ou piorar à medida que os ventos e as correntes mudam.

Além de checar se a praia tem bandeira de alerta vermelho indicando riscos de contaminação, as autoridades recomendam que banhistas chequem o site do NCCOS antes de entrar no mar da Flórida nas próxima semanas: habforecast.gcoos.org

The post Algas nocivas matam peixes e causam irritação respiratória em humanos nas praias da costa oeste da Flórida appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA