Alguns refugiados de barcos haitianos são permitidos nos EUA e outros são enviados de volta. Entenda o motivo.

O aumento preocupante no número de refugiados haitianos que chegam de barco na costa da Flórida está levantando questões sobre uma prática de imigração de longa data que determina por que alguns imigrantes em fuga são processados ​​nos Estados Unidos e outros são rapidamente devolvidos ao Haiti, apesar de estarem em águas territoriais dos EUA.

Em pelo menos quatro chegadas de barcos diferentes nos últimos cinco meses, imigrantes haitianos que pularam de embarcações sobrecarregadas e insalubres e caíram nas águas de Florida Keys foram retirados por agentes federais e levados para terra para processamento – enquanto aqueles que permaneceram a bordo foram transferidos aos agentes da Guarda Costeira dos EUA para repatriação.

Um dos exemplos mais recentes da prática ocorreu no sábado(6), quando 113 cidadãos haitianos a bordo de um veleiro sobrecarregado pularam nas águas rasas de Florida Keys, enquanto outros 200 permaneceram no navio. Aqueles que permaneceram a bordo do barco foram colocados em um barco da Guarda Costeira para repatriação ao Haiti.

Três dias depois, um cenário semelhante aconteceu quando um segundo barco chegou na noite de segunda-feira(8) depois de encalhar nas águas rasas de Middle Keys. Quando os agentes federais chegaram, 109 pessoas já estavam em terra e foram presas. No entanto, outros 14 que permaneceram no barco foram imediatamente levados pela Guarda Costeira dos EUA.

“Esta política de ‘pé molhado, pé seco’ e uma espécie de adesão estrita a ela tem sido uma preocupação para os advogados há 30 anos. É por isso que é muito, muito perigoso”, disse Randolph McGrorty, diretor executivo do Catholic Legal Services, administrado pela Arquidiocese de Miami. “Pessoas pulando na água para evitar a interdição capturada, é realmente perigoso e sempre foi.”

Desde janeiro, o governo repatriou à força mais de 20.000 imigrantes haitianos, incluindo mais de 6.100 interceptados no mar pela Guarda Costeira, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para Migração Internacional.

As repatriações superaram as de todo o ano passado, quando 19.629 haitianos foram repatriados dos EUA, e consistem principalmente daqueles que entraram nos EUA pela fronteira mexicana.

Muzaffar Chishti, advogado e membro sênior do Migration Policy Institute, diz que a Guarda Costeira dos EUA e a Alfândega e Proteção de Fronteiras são guiadas por um protocolo forjado a partir de uma decisão da Suprema Corte de 1993 que confirmou a política dos presidentes George Bush e Bill Clinton de retornar haitianos interceptados no mar de volta ao Haiti sem uma audiência de asilo – a menos que eles digam que têm um medo real de retaliações se forem devolvidos.

Ainda assim, embora mais haitianos tenham sido expulsos nos primeiros sete meses do governo Biden em comparação com os últimos sete meses do presidente Donald Trump, Chishti disse que “não se pode dizer que estamos discriminando sistematicamente todos os haitianos”.

Fonte: AcheiUSA