Alta no mercado de compra e venda de imóveis na Flórida faz aumentar despejos

À medida que o mercado de compra e venda de imóveis dispara no sul da Flórida, pessoas que moram de aluguel enfrentam uma onda sem precedentes de despejo. A denúncia foi apresentada à CBS Miami por um grupo de corretores. Eles afirmaram que, para aproveitar o momento, alguns donos de propriedades estão tomando decisões antiéticas e, às vezes, ilegais. “Pessoas que moram por 15, 20 anos em uma casa alugada, agora estão sendo informadas que tem 30 dias para se mudar”, disse Rosa Decarlo, corretora de imóveis da Keller Williams Realty Partners SW. Em outras ocasiões, conforme disse ela, o valor dos aluguéis sofre reajustes exorbitantes para forçar os moradores a sair.

“Todos os dias pessoas são despejadas para que os proprietários possam vender as casas enquanto o mercado está aquecido. Você tem o direito de ser informado. Você tem direito a um aviso prévio. Fique atento ao seus direitos”, disse Decarlo. O site RealPage.com, que analisa dados imobiliários, aponta que os aluguéis administrados profissionalmente aumentaram 10,3% no terceiro trimestre de 2021.  Um aumento tímido em comparação com o mesmo período de 2020, e que reflete a atual preferência por compra e venda de imóveis. 

O Florida Housing Act determina que um proprietário pode rescindir um contrato de aluguel antecipadamente quando há razões para isso, incluindo não pagar o aluguel ou usar a residência para cometer um ato ilegal, por exemplo. Antes de impor a saída do morador, entretanto, é preciso notifica-lo entre três e sete dias, de acordo com a violação. Para todos os outros casos o aviso-prévio de 30 dias é necessário.

Em Miami, inquilinos que enfrentarem problemas com seus locatários podem buscar ajuda no Miami Tenants Union, uma espécie de sindicato para pessoas que não têm casa própria.

Confira abaixo uma lista de links úteis para pessoas em situação de despejo:

Landlord/Tenant Law in Florida

Local tenant rights, laws, and protections.

Miami Tenants Union

Community Justice Project 

Emergency Rental Program 2.4

Emergency Rental Assistance Program

Emergency rental assistance program in Broward

Helping Floridians Get Back on Their Feet

Fonte: AcheiUSA