Alunos brasileiros de Porto Alegre ganham prêmio de robótica em Houston, Texas

Um grupo de alunos de uma escola municipal da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, recebeu neste sábado (22) um prêmio na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos, evento conhecido como a “Copa do Mundo da robótica”.

Os seis estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos ganharam o prêmio da categoria “Melhor Modelo de Solução” com um trabalho sobre desenvolvimento de fontes renováveis de energia sustentável. Apelidados de “Lobóticos”, os alunos se destacaram entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países.

A equipe é formada pelos alunos Nathallya Gonçalves, Matheus da Rocha, Lara Hoffmann, Vitor Machado, Sury da Silva e Gabrielli Welter. Em vídeo feito logo após a premiação, eles comemoraram a conquista. Veja o vídeo abaixo.

Eles apresentaram uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade da Lomba do Pinheiro, bairro onde a escola está localizada. O “parque do futuro” apresenta brinquedos tecnológicos movidos por fontes de energia sustentáveis. A energia solar e eólica usada para fazer o sistema funcionar é gerada no próprio espaço.

De acordo com a técnica da equipe, a professora Cristiane Pelisolli Cabral, a escola ministra oficinas de robótica há 16 anos. As atividades ocorrem no turno inverso às aulas. Segundo ela, a iniciativa tem contribuição direta para o desenvolvimento intelectual das crianças. Pais e responsáveis pelos competidores chegaram a organizar uma vaquinha on-line para arrecadação de fundos, mas a Prefeitura de Porto Alegre acabou providenciando os recursos necessários para viabilizar a viagem, estadia e alimentação dos alunos e professores. A volta dos “Lobóticos” para Porto Alegre só deve acontecer na sexta (28), já que eles têm uma série de experiências previstas na agenda, inclusive uma visita guiada à Nasa.

// G1.

Fonte: Brazilian Press