América News: jornal da Globo nos EUA ganha novo nome e identidade visual

Com novo nome e identidade visual, o ‘Globo Notícia Américas’ passa a se chamar ‘América News’ a partir da edição que será exibida no canal internacional e Globoplay no próximo sábado, 05 de setembro. A novidade acompanha movimentos recentes do noticiário,  que tem apresentação e edição da jornalista Mila Burns e que, desde a chegada do Globoplay ao país, no início do ano, passou a ser produzido para exibição multiplataforma.  

A nova logomarca e gráficos, que serão implementados na abertura e vinhetas do telejornal, reforçam o dinamismo da notícia e a conexão do jornal com o seu público, em movimentos gráficos de pontos que se conectam. Ressaltam também o propósito do jornal de informar a comunidade brasileira, sempre com aprofundamento nas notícias locais. 

O ‘América News’ também traz novidades editoriais. Além da participação dos jornalistas Felippe Coaglio, Guga Chacra, Daniel Wiedemann e da equipe da ONU News, o noticiário conta com uma rede de dezoito jornalistas colaboradores espalhados pelo país.  O novo formato traz também a estreia de dois quadros. Para deixar o público antenado sobre assuntos que estarão em destaque, o “Top 5”, que terá apresentação do jornalista colaborador Robin Siteneskin, irá destacar as notícias que serão assunto na semana seguinte. O quadro também terá uma versão exclusiva para as redes sociais do canal internacional, com apresentação da Mila. E à pedido do público, o ‘América News’ terá ainda um espaço dedicado aos artistas brasileiros, com o novo quadro “Talentos da Comunidade”.  

Na edição de estreia, a  jornalista colaboradora Larissa Werneck faz um balanço sobre as consequências dos últimos três anos de política imigratória do presidente Donald Trump, com a redução da imigração legal no país. A reportagem também compara as propostas do candidato democrata Joe Biden com a política da atual Casa Branca do governo de Trump, na corrida para as eleições americanas que acontecem no dia 3 de novembro.

O ‘América News’ estreia sábado, dia 05, no canal internacional da Globo, após a novela ‘Flor do Caribe’. No Globoplay, vai ao ar a partir de 12h. Os boletins do jornal, com flashes ao longo da semana, seguem com exclusividade para os assinantes da plataforma.

Entrevista com Mila Burns

Depois de mais de nove anos no ar, o ‘Globo Notícia Américas’  ganha novo nome e uma identidade visual mais dinâmica. O processo de seleção de pautas também traz mudanças?

Eu acho que não só o processo de seleção de pautas está diferente mas também o de execução. Esse período da pandemia nos chamou atenção para a possibilidade da gente fazer um jornalismo cada vez mais local e participativo. Nesse sentido, as pautas têm vindo cada vez mais por sugestões do público pelas rede sociais e, a partir daí, são absorvidas pela nossa equipe para a produção tanto de entrevistas quanto de reportagens. Estamos tendo também um movimento muito grande na produção dessas pautas de buscar sempre esse olhar da nossa comunidade. Mesmo que a gente esteja falando de assuntos como o racismo nos Estados Unidos, ou eleições americanas, estamos sempre tentando ouvir a comunidade e como essas questões afetam não apenas os EUA mas os brasileiros que vivem no país.

rebranding foi pensado a partir de sugestões que chegam pelas redes sociais e também de resultados do GloboLab Junto com Você, que aconteceu durante o Focus Brasil, no ano passado,  e teve como objetivo desenvolver estratégias de engajamento pautadas nas demandas dos brasileiros que vivem aqui.  Você pode falar um pouco mais sobre essa comunicação direta com o público?

Esse é um movimento que a Globo já vem buscando há muitos anos e o GloboLab foi um grande exemplo disso. Várias lideranças, profissionais da área de comunicação e pessoas que estão atentas ao nosso conteúdo participaram desse evento tão importante durante o Focus Brasil, em que houve realmente um brainstorming fabuloso sobre o que poderia ser feito para que a comunidade tivesse cada vez mais presente no jornal. E agora a gente vê esse resultado. O novo nome e a identidade do jornal, são resultados práticos dessas demandas. E a principal delas,  que a gente observou, era justamente a de estarmos ainda mais perto da comunidade. E a gente vem fazendo isso com muito afinco. Essa modernizada no jornal, na verdade, é um recado que estamos dando para o nosso público, de que eles estão sendo ouvidos. Os pedidos vieram deles e estão sendo atendidos porque, como eu sempre falei, esse é um jornal feito para a comunidade mas também pela comunidade. Eu e a equipe do jornal estamos muito engajados, envolvidos e animados com todas essas novidades.

As eleições americanas acontecem no dia  03 de novembro e vêm ganhando destaque no jornal. O que mais a equipe está preparando para a cobertura dessa campanha, que está sendo tão atípica devido às recomendações de isolamento social?

A gente tem a cobertura das eleições que já começou e estamos muito de olho nisso. Também estamos observando não só mudanças como a do voto pelo correio, mas também mudanças que a pandemia tem trazido para o dia a dia da nossa comunidade como, por exemplo, as mudanças no censo americano e todas as recomendações em relação ao isolamento social. Fizemos algumas reportagens longas sobre isso mas estaremos o tempo todo, não só com o Guga Chacra,  Daniel Wiedemann e o Felippe Coaglio mas também com os nossos repórteres colaboradores, de olho na cobertura das eleições a nível local. E eu acho que isso dialoga diretamente com a questão do isolamento social, em que cada estado tem a sua regra. Os nossos repórteres estarão em campo olhando tudo isso. 

  

Sobre o Globoplay  

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. Com mais de 700 títulos disponíveis nos EUA, o serviço reúne conteúdos originais Globo, filmes e séries, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.   

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post América News: jornal da Globo nos EUA ganha novo nome e identidade visual apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News