Amsterdã tenta proibir navios de cruzeiro para conter excesso de turistas

PxHere

Terminal de Passageiros de Amsterdã espera receber 114 navios de cruzeiro marítimo neste ano, com um total de quase 300 mil passageiros

Terminal de Passageiros de Amsterdã espera receber 114 navios de cruzeiro marítimo neste ano, com um total de quase 300 mil passageiros

Amsterdã deu o primeiro passo para proibir a chegada de grandes navios de cruzeiro na cidade, com o objetivo de reduzir o Turismo excessivo (o chamado overtourism) e a poluição, disseram autoridades na sexta-feira (21).

Uma vez implementadas, as medidas adotadas pelo conselho da cidade alinhariam a capital holandesa com outras cidades europeias, incluindo Barcelona, Dubrovnik e Veneza, que já reduziram o número de navios de cruzeiro ou estão pensando em fazê-lo. O conselho aprovou a proposta na quinta-feira. “A motivação era reduzir o número de turistas, mas também por razões ambientais”, disse o porta-voz da cidade, Wouter Moll.

O poder executivo de Amsterdã precisa acertar os detalhes e não está claro quando as medidas serão implementadas, disse Dick de Graaff, diretor administrativo do Terminal de Passageiros de Amsterdã, que espera receber 114 navios de cruzeiro marítimo neste ano, com um total de quase 300 mil passageiros.

“Tomamos nota do pedido do conselho, considerando que ele não vê espaço para cruzeiros marítimos na cidade futuramente”, disse De Graaff. “Certamente não há proibição imediata de navios – muito menos um fechamento imediato do terminal.”

Overtourism em pauta

A cidade tem tentado ativamente limitar o número de turistas, principalmente desencorajando o Turismo sexual e o Turismo relacionado a drogas no distrito da luz vermelha.

O morador de Amsterdã Peter van Zaanen, 68, acredita que a proibição de navios de cruzeiro na cidade é inevitável em algum momento. “Estamos superlotados de turistas, e não é algo que você gostaria na cidade em que vive”, afirma.

A Europa tem adotado diversas medidas para conter o excesso de turistas, que já supera os números de 2019 na alta temporada local.

Com informações da Reuters.

Fonte: PANROTAS