Animais reabilitados pelo SeaWorld são transferidos para aquário

Divulgação

Animais considerados inaptos a retornar à natureza por autoridades do governo foram transferidos para o Aquário de Clearwater

Animais considerados inaptos a retornar à natureza por autoridades do governo foram transferidos para o Aquário de Clearwater

Nesta semana, o SeaWorld Parks & Entertainment anunciou que dois animais resgatados e reabilitados pela companhia, posteriormente considerados como inaptos a retornar à natureza pela Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera (Noaa, sigla em inglês) e pelo Serviço de Vida Marinha dos Estados Unidos (USFWS, sigla em inglês), foram transferidos ao Aquário de Clearwater, na Flórida. A dupla de animais inclui um golfinho nariz-de-garrafa e uma tartaruga-verde, espécie ameaçada de extinção. As autoridades governamentais dos Estados Unidos determinaram que os animais não poderão ser devolvidos à natureza devido as suas condições de saúde.

“Por mais que o nosso objetivo seja devolver 100% dos animais que resgatamos e reabilitamos aos seus habitats naturais, algumas vezes isso se torna inviável por conta de suas condições de saúde que os impossibilitariam de sobreviver por conta própria,” disse o vice-presidente de Operações Zoológicas do SeaWorld Orlando e chefe da equipe do SeaWorld Orlando Rescue, John Peterson. “Todos nós da comunidade aquática e zoológica trabalhamos em conjunto para ajudar animais em situações de perigo, e eu fico contente em saber que nossos amigos do Aquário de Clearwater cuidarão muito bem dessa dupla”, disse.

Divulgação

RESGATES
No dia 15 de maio, o Instituto de Pesquisa Hubbs-SeaWorld (HSRI, sigla em inglês) foi informado sobre um golfinho encalhado no litoral da Costa Leste da Flórida. Assim, em conjunto à Noaa, foi decidido realizar o transporte do golfinho para o centro de reabilitação do SeaWorld Orlando.

A especialista em veterinária e em cuidados com golfinhos do SeaWorld, Dr. Lydia Staggs, foi a primeira a examinar Apollo em sua chegada ao local. Ele estava aproximadamente 15% abaixo do seu peso ideal e precisava ganhar 13,5 quilos para atingir uma massa saudável para a sua idade.

Além disso, um teste de audição foi realizado como parte do protocolo de pré-soltura do animal. O teste administrado pela Fundação Nacional de Animais Marinhos (NMMF, sigla em inglês) confirmou um diagnóstico de perda atípica de audição, que acabou comprometendo a habilidade de Apollo de ecolocalização, maneira pela qual os golfinhos encontram comida na natureza. Por conta da perda de audição, Noaa determinou que Apollo não é um candidato à soltura e selecionou o Aquário de Clearwater como seu lar permanente.

Já a tartaruga-verde de apenas 3 quilos foi levada ao SeaWorld no dia 4 de maio de 2018 para passar por um processo de reabilitação após ser resgatada. Com aproximadamente 2-4 anos de idade, o animal foi encontrado em Volusia, na Flórida, flutuando sob a água sem conseguir mergulhar. Seu casco estava severamente fraturado, uma lesão provavelmente resultante de uma batida de barco.

Chamada de “Boba Fett”, por conta do personagem de Star Wars, a tartaruga passou por cuidados da veterinária Dr. Stacy DiRocco do SeaWorld. Enquanto o ferimento começou a curar, a tartaruga continuou a apresentar dificuldade de mergulhar e também era incapaz de utilizar suas nadadeiras. Diversos raios-x e tomografias confirmaram o dano em sua coluna vertebral. Não há nenhuma chance de sobrevivência para animais com essa condição na natureza.

O SeaWorld é credenciado pela Associação de Zoológicos e Aquários (Aza, sigla em inglês) e Aliança de Animais Marinhos, Parques e Aquários, bem como certificado pela American Humane.

Fonte: PANROTAS