Aplicativo móvel onde os migrantes podem solicitar asilo na fronteira é lançado pelos EUA

Em um esforço para enfrentar a crise imigratória que afetou fortemente os estados fronteiriços dos Estados Unidos, o United States Customs and Border Protection (CBP) lançou um aplicativo que permitirá que os migrantes solicitem asilo com seus telefones celulares.

O aplicativo “CBBPone”, que já está disponível para dispositivos Android e Apple, permite que os interessados ​​solicitem agendamento de imigração junto ao CBP com duas semanas de antecedência.

O novo pedido permitirá ao CBP ter mais controle no processo de asilo, em vez de precisar da ajuda de advogados de imigração, igrejas e abrigos de migrantes para identificar migrantes em seus pedidos, explicou a agência em um comunicado.

O CBP acrescentou que, sob o novo sistema, os migrantes podem se inscrever diretamente na agência e um funcionário do governo determinará se eles poderão entrar. Se o aplicativo for usado, os compromissos serão em uma das oito encruzilhadas:

  • Texas: Brownsville, El Paso, Hidalgo, Laredo
  • Arizona: Nogales
  • Califórnia: Calexico, San Diego

Inicialmente, o governo americano estimava que o aplicativo chegaria ao mercado em fevereiro, mas na segunda-feira ele foi lançado ao vivo nos sites do Android e da Apple. Atualmente, o aplicativo do governo está disponível apenas em inglês e espanhol e requer acesso a um smartphone, e-mail e internet confiável. O CBP destacou que o aplicativo estará disponível para migrantes no centro e norte do México. O secretário Alejandro Mayorkas acrescentou em comunicado que isso permitirá que as pessoas “busquem proteção de maneira segura, ordenada e humana, além de fortalecer a segurança nas fronteiras”.

Fonte: Brazilian Press