Após demissões, Google, Meta e Amazon contrataram imigrantes com salário menor, diz NYT

Após uma série de demissões em massa, as grandes empresas de tecnologia nos EUA estariam contratando trabalhadores estrangeiros para as vagas, com salário menor. A acusação é do New York Post. Segundo o jornal, Google, Meta, Amazon, Microsoft e Salesforce fizeram esses contratos semanas depois de reduzir milhares de postos de trabalho.

Após demitir cerca de 12 mil funcionários no início do ano, o Google apresentou pedidos de visto para que trabalhadores estrangeiros viessem para os Estados Unidos e assumissem funções de tecnologia altamente especializadas dentro da empresa, conforme o investigou jornalista Lee Fang. As vagas incluem engenheiros de software, consultores analíticos e pesquisadores de experiência do usuário.

De acordo com Fang, Meta, Amazon, Zoom, Salesforce, Microsoft e Palantir também solicitaram vistos do tipo H-1B, que são usados por engenheiros de software e outros profissionais da indústria de tecnologia, para o mesmo objetivo. Estes tipos de autorização são emitidos por três anos e podem ser estendidos por mais três. Segundo o New York Post, o número de pedidos de vistos usados na indústria de tecnologia subiu pelo segundo ano consecutivo. Houve 780.884 pedidos de vistos H-1B – 61% em relação a 483.927 do ano passado, segundo dados do Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.

Workplaces - Meta Sustainability

Citando um estudo de 2017 do National Bureau of Economic Research, Fang pontua que, na ausência de imigração, “os salários dos cientistas da computação dos EUA teriam sido de 2,6% a 5,1% mais altos”, enquanto “o emprego em ciência da computação para trabalhadores dos EUA teria sido de 6,1% a 10,8% maior”. A previsão é de que os trabalhadores recém-empregados do exterior comecem a trabalhar no Google em agosto.

Fonte: Brazilian Press