Apreensão de imigrantes brasileiros nos EUA cresce novamente e ultrapassa 5.000 por mês

A cada dia de maio, em média, 165 brasileiros foram impedidos de tentar entrar irregularmente nos EUA pelo México, mantendo uma tendência de alta que vem ganhando força desde março. O número total de apreensões no mês passado, 5.118, foi quase quatro vezes maior do que em março (1.346), mas abaixo dos 10.471 registrados em setembro do ano passado, segundo o Departamento de Controle de Fronteiras.

“A razão pela qual a maioria das pessoas ouve em entrevistas com imigrantes brasileiros que chegam aos EUA é que a economia brasileira é a alta inflação e os salários estagnados”, diz Gabrielle Oliveira, pesquisadora de imigração e professora da Universidade de Harvard.

O aumento de brasileiros detidos faz parte de um número recorde de imigrantes tentando entrar nos EUA. O número de pessoas barradas na fronteira está acima de 200.000 por mês desde março. Em maio, chegou a 239 mil, o maior número mensal já registrado. Esse aumento tem várias razões: enquanto muitos países latino-americanos enfrentam crises econômicas, os EUA têm vagas de emprego; outro motivo é a percepção de que Joe Biden seria mais tolerante com a imigração do que Donald Trump.

Fonte: Brazilian Press