Aproximadamente 400 policiais de NJ punidos por problemas graves em 2021

Um relatório do Procurador-Geral de New Jersey revelou que quase 400 policiais no estado foram punidos no ano passado, enquanto 86 foram expulsos da força em 2021.

Os novos dados, tornados públicos em 16 de fevereiro, são a contagem mais abrangente de má conduta policial em New Jersey e representam uma fração dos quase 38.000 oficiais da ativa do estado, de acordo com autoridades estaduais.

Uma política estabelecida em 2020 pelo ex-procurador-geral Gurbir Grewal exige que os departamentos de polícia de New Jersey divulguem números envolvendo ações de “grande disciplina”, definidas como qualquer infração que resulte em suspensão de cinco ou mais dias.

Os novos dados oferecem maior transparência aos moradores do Estado Jardim, já que, antes da diretriz de 2020, as ações disciplinares não eram públicas.

O relatório observa que dos 86 policiais expulsos, 16 foram demitidos do Centro Correcional Edna Mahan para Mulheres, que fechará em breve após o escândalo de um suposto ataque coordenado de funcionários a prisioneiras em janeiro de 2021.

Entre as 86 demissões também estavam alegações de beber no trabalho, abuso doméstico, testes de drogas reprovados, uso indevido de veículos policiais e ausência crônica.

O período de suspensão mais longo incluiu dois policiais estaduais, cada um dos quais foi suspenso por um ano inteiro por acusações separadas, incluindo agressão, jogo e dirigir embriagado.

De acordo com o relatório, um policial em Newark foi suspenso por 15 dias por “permitir que um civil operasse um veículo policial de maneira insegura” e “carregou indevidamente um vídeo do incidente em seu Instagram”.

O relatório de 161 páginas é baseado em dados fornecidos ao procurador-geral por departamentos locais e pela Polícia Estadual. As divulgações “aparecem como fornecidas”, observa o relatório, e “não há correções gramaticais ou informações inconsistentes”.

No entanto, os defensores da transparência do governo estão exigindo que o relatório seja mais específico. Por exemplo, um patrulheiro de Paulsboro foi demitido por “má conduta em serviço”, mas o documento não revela mais detalhes da má conduta em questão.

De acordo com o projeto de lei de 2020 de Grewal, cada divulgação disciplinar do oficial deve incluir uma sinopse da má conduta que inclua “a identidade de cada oficial sujeito à ação disciplinar final, um resumo de suas violações e uma declaração da sanção”.

Os sindicatos estaduais de polícia chegaram a processar, argumentando que a divulgação de qualquer infração que resulte em suspensão de cinco dias ou mais seria cobrada indevidamente por infrações menores, mas o Supremo Tribunal estadual decidiu a favor da Procuradoria-Geral.

Fonte: Brazilian Press