Aquecedor portátil pode ter sido a causa de incêndio que matou 19 pessoas em New York

O fogo em um aquecedor portátil pode ter sido a causa do incêndio que matou 19 pessoas em um prédio no Bronx, em New York, no domingo (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio é o maior já registrado na história da cidade.

Nove crianças estavam entre os mortos e outros 63 moradores ficaram feridos. Desses, 32 estão internados, cinco em estado grave.

“As autoridades determinaram, com base em evidências físicas e relatos de moradores, que o incêndio começou em um quarto, devido a um aquecedor elétrico portátil”, detalhou o comissário.

Duzentos bombeiros trabalharam no combate ao incêndio, que começou pela manhã em um quarto e rapidamente se espalhou para os outros andares do prédio de 19 pavimentos, segundo o departamento dos bombeiros (FDNY). Vizinhos disseram ter visto moradores desesperados, aparentemente presos, já que o local não tinha saídas de emergência.

Muitos moradores do prédio eram muçulmanos vindos de Gâmbia, na África, bem como dominicanos e outros centro-americanos, como a guatemalteca Marta Sánchez, que contou à AFP que sua família havia se salvado e passava bem.

“Estava um caos”, contou à AFP Goerge King, morador do prédio vizinho. “Vi a fumaça, havia muita gente em pânico. Você podia ver que ninguém queria pular do prédio. As pessoas agitavam os braços nas janelas”.

“Esse é um momento terrível e de muita dor para a cidade de New York. Todas as nossas orações e solidariedade estão com as famílias das vítimas”, disse o prefeito de NY, Eric Adams.

Fonte: AcheiUSA