Artista Emergente Baiana anuncia Realizacao de Projeto Debutante

Redacao BP- Isabele Barbosa, artista da improvisação, produz desenhos e pinturas que em sua maioria retratam rostos de mulheres negras/negres, com algumas ocorrências de homens, pouquíssimas de rostos brancos, e em 2020 se vê diante de rostos indígenas/indigenes, devido a proximidade com o tema da valorização indígena neste ano.

Os rostos tem feições sérias, descontentes, debochadas, ou com ar de satisfação em si mesmas.

A artista relata abordar temas que envolvem sua rotina e sentimentos: repulsa contra o machismo, a lgbt+fobia/transfobia/homofobia, contra a heteronormatividade, o racismo a opressão, o facismo.

E o afeto para o reconhecimento de si mesma como importante, a ancestralidade vívida em seu corpo e nos corpos, a união e o se dar conta de que pertence ao universo (a visão holística de ser), a valorização da existência indígena e negra, os corpos não binários que muitas vezes ela enxerga em suas composições, e o místico.

Aborda também a valorização do pixo, que é uma arte de rua, que comunica, deixa legado e se faz presente nas ruas de Salvador, onde reside. Nos seus riscos sempre há rostos, e esse reconhecimento através do olhar, e da fala é o que chamam atenção.

Os riscos sempre comunicam sentimento. Mesmo ao fazer no papel ou digital, uma arte própria da rua, se sente revolucionando os ideais acadêmicos, levando a abstracão e a arte de se comunicar para a valorização dos que não são valorizados como importantes, inteligentes e multiplicadores, atuantes na cultura.

A arte é fundamental.

Entre as abstrações há as mandalas, e entre as muitas produções: há arquitetura baseada em construções antigas vistas desde as áreas do centro histórico até outros bairros, e construções periféricas.

Estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pra licenciar dança, aproveita algumas etapas dos semestres para cursar matérias na Escola de Belas Artes (EBA), na mesma universidade.

No momento, além de atuar em projetos de dança, onde trabalha a improvisação, se organiza para futuras exposições de artes visuais pelos centros culturais da cidade, e até mesmo fora dela.

Conheca o universo artistico dessa jovem talentosa visitando seu Instagram: @isabeledsb ou via email: [email protected]

Fonte: Brazilian Press