Artistas participam de campanha para cadastro de medula óssea

DA REDAÇÃO – A Fundação Icla da Silva ganhou o reforço de artistas na sua luta para ajudar pacientes com leucemia. Nomes como o humorista Leandro Hassum, a escritora Thalita Rebouças e as atrizes Christine Fernandes e Bianca Castanho emprestaram voz e imagem para chamar a atenção da comunidade brasileira nos EUA sobre a necessidade de maior diversidade no registro do ‘Be the Match’.

Agora, mesmo sem sair de casa, é possível se cadastrar como um potencial doador de medula óssea ou células de sangue. 

“É muito fácil fazer o bem”, lembra um dos participantes da campanha, o ator Luigi Baricelli, em uma de suas falas. Afinal, mesmo em época de distanciamento social por causa da COVID-19, os interessados entre 18 e 44 anos podem fazer a diferença para pacientes com enfermidades do sangue, sem sair de casa – basta fazer o registro online e receber o kit com cotonetes pelo correio.

A pandemia foi a grande motivação da campanha, já que as iniciativas em igrejas, eventos e universidades foram suspensas, e a queda acentuada no número de registros acabou exigindo criatividade para divulgação da causa, em especial entre os brasileiros. “A comunidade sempre apoiou demais o nosso trabalho e pode mostrar isso de novo agora. Até porque os cerca de 14 mil pacientes que dependem do transplante estão entre os mais vulneráveis ao coronavírus, pela imunidade muito baixa”, ressaltou Airam da Silva, presidente da Fundação Icla da Silva.

A ideia de reunir os artistas encontrou terreno fértil, até porque muitos deles já conheciam a causa. Fernanda Pontes, por exemplo, vive em Orlando e já havia se registrado como uma possível doadora em uma campanha recente. “Eu já fiz o meu cadastro. Faça o seu também”, incentiva a atriz e apresentadora. Mas há também quem participou por motivos ainda mais pessoais. Em 2011, a atriz Christine Fernandes perdeu o pai, Antônio, após uma batalha de mais de dois anos contra a leucemia. A perda de alguém tão próximo fez com que ela redimensionasse sua vida e passasse a cuidar muito mais da saúde e do próximo. E é isso que todos estes artistas pedem à comunidade brasileira na América: solidariedade.

Este é o segundo vídeo da campanha (o primeiro foi com influenciadores da nossa comunidade) e, além dos já citados participam também as atrizes Nívea Stelmann, Suzana Pires e Anna Lima. 

Para dar o primeiro passo basta acessar o link a seguir (https://join.bethematch.org/amor) ou mandar a mensagem de texto AMOR para o número 61474. O kit é enviado para o endereço indicado no cadastro e o registro é gratuito, independentemente do status imigratório neste país. Para mais informações e orientações sobre o registro, entre em contato com um representante da Fundação Icla da Silva pelo telefone (646) 385-0671.

Assista o vídeo da Fundação Icla da Silva (www.icla.org) com os artistas. Participe! Você pode salvar uma vida.

Fonte: AcheiUSA