Ataque ao Capitólio pode ter sepultado chances de Trump disputar novamente em 2024

O violento ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por apoiadores do presidente Donald Trump e sua longa recusa em aceitar os resultados das eleições de 2020 colocam em risco o futuro político do presidente e prejudicam as perspectivas de seus principais aliados e familiares, disseram autoridades atuais e antigas do governo.

O presidente republicano acenou com a possibilidade de concorrer à Presidência em 2024, e agentes políticos previam que ele exercesse influência sobre o Partido Republicano nos próximos anos. Mas seu comportamento na quarta-feira –incitando apoiadores a marcharem até o Capitólio para encorajar parlamentares a derrubar a vitória do democrata Joe Biden na eleição de 3 de novembro e, em seguida, não pedir rapidamente que parassem após a violência– frustrou pessoas que trabalham e trabalharam com Trump e, segundo eles, mudou a equação sobre sua relevância pós-Presidência.

Trump e a estratégia do caos", destacam jornais franceses após invasão do Capitólio

“Foi um abandono do dever como comandante-em-chefe e acredito que ele está mortalmente ferido na carreira política daqui para frente”, disse na quinta-feira um ex-funcionário da Casa Branca que trabalhou para Trump. “Ele tem sangue em suas mãos desde ontem.” Apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, empurraram a polícia e vagaram pelo prédio, forçando os legisladores e o vice-presidente Mike Pence a deixarem o prédio. Uma mulher morreu após ser baleada pela polícia; três outras pessoas morreram de emergências médicas e um policial morreu em decorrência dos ferimentos sofridos após confronto com os invasores.

Presidente da Câmara dos EUA exige a destituição imediata de Trump – Hora do Povo

“Não há recuperação do que aconteceu. Foi uma sedição. Não vejo como haver futuro”, disse outra ex-autoridade do governo, referindo-se a Trump e seus principais assessores. “Acho que os membros do gabinete que ficaram e que não estão se manifestando agora, ou mesmo renunciando silenciosamente, terão uma mancha para sempre.” O antigo funcionário do governo destacou o secretário de Estado Mike Pompeo, um acólito de Trump que pode ter ambições presidenciais, por não fazer mais para condenar o que aconteceu. Pompeo publicou um tuíte no qual chamou a violência de “inaceitável”. O Departamento de Estado não quis comentar mais.

Deputados democratas circulam resolução pelo impeachment de Trump

A secretária de Transportes dos EUA, Elaine Chao, anunciou na quinta-feira que renunciaria, assim como a secretária de Educação, Betsy DeVos, que citou o impacto da retórica de Trump em estimular o tumulto no Capitólio. Outros funcionários de nível inferior do governo também anunciaram suas saídas, a cerca de duas semanas do fim do governo Trump. O mais perto que o presidente chegou de uma concessão foi em uma declaração em vídeo na noite de quinta-feira, na qual ele prometeu trabalhar para uma transferência tranquila de poder para o novo governo e chamou a violência no Capitólio de um “ataque hediondo”. Mas o discurso veio tarde e após a intervenção de sua filha, Ivanka, de acordo com uma atual autoridade da Casa Branca, que observou que o golpe político dos eventos da semana se estenderia a seus familiares, como a nora Lara Trump, uma potencial candidata ao Senado dos Estados Unidos pela Carolina do Norte. Os ex-funcionários que falaram à Reuters para esta reportagem apoiaram amplamente o presidente, mesmo depois de deixarem seus cargos.

DEMOCRATAS PEDEM SAÍDA DE TRUMP ATÉ VIA IMPEACHMENT | Gazeta de Alagoas

Dejected Trump supporters leave Washington, create new theories for Capitol violence

Fonte: Brazilian Press