Ataques a tiros deixam pelo menos 10 mortos durante as celebrações do 4th of July nos EUA

Ataques a tiros na Philadelphia, em Baltimore e em Fort Worth, no Texas, mataram pelo menos 10 pessoas e feriram quase 40 durante as festas do feriado de 4 de julho, declaram as autoridades americanas. Em Fort Worth, três pessoas foram mortas e oito ficaram feridas durante um festival de celebração do Dia da Independência, informou a polícia local na terça-feira (4).

Em outro atentado na Philadelphia, na noite de segunda-feira (3), cinco pessoas foram mortas e duas ficaram feridas, incluindo um menino de 2 anos e um de 13, quando um suspeito armado com um AR-15 abriu fogo contra desconhecidos. O ataque ocorreu um dia depois de duas pessoas serem mortas a tiros e 28 ficarem feridas — metade delas, crianças — durante um tiroteio em massa em uma festa ao ar livre, em Baltimore. Os motivos dos três incidentes ainda são desconhecidos e os casos estão sob investigação.

Em comunicado divulgado na terça-feira (4), o presidente Joe Biden condenou a violência e renovou seus apelos pela proibição de certos tipos de armas de fogo. “Nossa nação, mais uma vez, suportou onda de atentados trágicos e sem sentido”, disse o democrata. Ele pediu aos parlamentares republicanos “que venham à mesa para tratar de reformas significativas e de bom senso”. Biden também marcou o aniversário de um ano de um tiroteio em massa que custou a vida de sete pessoas em um desfile do Dia da Independência em Highland Park, Illinois.

Ele disse que está “ao nosso alcance” proibir armas do tipo AR-15 e pentes de alta capacidade, ao mesmo tempo em que defendeu o armazenamento seguro de armas como verificações universais de antecedentes.

Autoridades da Philadelphia também pediram ações aos legisladores estaduais e federais. “Estamos implorando ao Congresso para proteger vidas e fazer algo sobre o problema das armas nos EUA”, declarou o prefeito Jim Kenney.

Os Estados Unidos têm enfrentado grande número de atentados a tiros e incidentes de violência armada. Só em 2023, houve mais de 340 ataques em massa no país, segundo dados coletados pelo Gun Violence Archive, que define um atentado a tiros como incidente em que pelo menos quatro pessoas são baleadas, excluindo o atirador. 

The post Ataques a tiros deixam pelo menos 10 mortos durante as celebrações do 4th of July nos EUA appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA