Atenção: Imigrante ilegal brasileiro, de 19 anos, é preso após matar idoso atropelado em Massachusetts

Um imigrante ilegal uma vez pego na fronteira sul enfrenta deportação depois de se envolver em um acidente que matou um pedestre idoso em Medford.Massachusetts em um caso que tem alguns dizendo que é um excelente exemplo da Pergunta 4. Everton Candido, 19, natural do Brasil, foi preso no domingo, indiciado e liberado na segunda-feira e apanhado por agentes de imigração na terça-feira em Somerville.

Ele é acusado de operação não licenciada de um veículo motorizado depois que a polícia estadual disse que ele atingiu Walter Wishoski, de 77 anos, em Medford, pouco antes das 19h de domingo, perto de um Wendy’s. O idoso foi declarado morto mais tarde no hospital.

“Esse cara é um garoto-propaganda para votar não na pergunta 4”, disse uma fonte da lei ao Herald. A pergunta 4 da votação de 8 de novembro pergunta aos eleitores se eles querem derrubar a nova lei de licença de imigrante. Essa lei, aprovada pelo Legislativo estadual sobre o veto do governador Charlie Baker, permite que imigrantes ilegais usem a identificação emitida por seu país de origem para obter uma carteira de motorista do Estado da Baía.

Baker disse que o problemático Registro de Veículos Motorizados não está equipado para lidar com a carga de trabalho. Defensores argumentam que a lei – chamada “Mobilidade de Trabalho e Família” – tornará as estradas mais seguras, permitindo que aqueles que devem dirigir o façam legalmente e com cobertura de seguro. Isso inclui alguns grupos policiais. A agência de Imigração e Alfândega de Boston não está abordando a questão 4, mas está se movendo para expulsar Candido do país.

“Independentemente da nacionalidade, o ICE faz determinações de custódia caso a caso, de acordo com a lei dos EUA e a política do Departamento de Segurança Interna (DHS), considerando os méritos e fatores individuais de cada caso”, disse um porta-voz. Ele acrescentou: “Os oficiais do ICE tomam decisões associadas e aplicam a discrição do Ministério Público de maneira responsável, informada por sua experiência como profissionais de aplicação da lei e da maneira que melhor protege contra as maiores ameaças à pátria”.

Candido cruzou a fronteira sul ilegalmente perto de Tecate, na Califórnia, em maio de 2021, segundo o Herald. Ele foi instruído a relatar às autoridades de imigração, o que nunca fez. Ele se mudou pela última vez para Somerville, uma cidade santuário. Foi também lá que ele foi dispensado do Tribunal Distrital de Somerville.

O ICE disse que Candido recebeu fiança após sua prisão “sem notificação ao ICE, portanto, as autoridades de imigração não puderam apresentar um detento de imigração na prisão ou tomar quaisquer ações de fiscalização de imigração antes de sua libertação”. A irmã de Wishoski, Denise Wishoski, disse que não está entrando no debate da Questão 4, mas está de luto pela perda de um irmão mais velho que era “um cara simples que adorava andar por toda parte.

“Todo mundo o amava”, ela acrescentou na sexta-feira sobre o homem Malden. “Ele era sargento da Guarda Nacional do Exército e depois se tornou barman. Ele era um grande fã do Red Sox e gostava de assistir a programas de TV antigos, como ‘Gunsmoke’ e ‘Bonanza’. Eu não posso acreditar que ele foi atingido lá fora como um cachorro.” Denise Wishoski disse que não quer “acender o fogo” sobre a permissão de imigrantes para obter uma carteira de motorista, mas disse que a conversa deveria ser sobre “tornar-se cidadã”. Quanto ao irmão, “ele era um cara legal” e é assim que ela quer que ele seja lembrado. A votação da Pergunta 4 ocorre quando os encontros de migrantes na fronteira sul batem recordes, com 227.000 travessias no mês passado e mais de 2,3 milhões no ano fiscal de 2022, segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Fonte: Brazilian Press