Aumenta número migrantes solicitando assistência federal nos EUA

As cidades dos EUA que lutam para abrigar milhares de migrantes pediram ajuda federal e os republicanos para acabar com a politicagem da imigração, preocupadas com o aumento esperado de chegadas ao país quando as restrições implementadas durante a pandemia causarem problemas para seus orçamentos e recursos.

Há muito que Chicago está empenhada em acolher os migrantes. Mas o fato de seu número ter se multiplicado por 10 nos últimos dias reduziu seus recursos. Migrantes que esperam por uma cama em abrigos administrados pela cidade estão dormindo no chão de delegacias de polícia e aeroportos. E dependem de doações para receber alimentos, remédios e roupas.

Quando as passagens de fronteira aumentaram no verão passado, os governadores republicanos dos estados fronteiriços enviaram migrantes para cidades administradas pelos democratas como Chicago, New York e Denver, dizendo que suas próprias cidades estavam superlotadas.

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, anunciou esta semana que retomaria um programa de ônibus para os recém-chegados a Chicago e outras cidades.

Mais de 8.000 migrantes chegaram a Chicago desde agosto, segundo autoridades da cidade. Alguns chegaram em ônibus pagos pelos estados fronteiriços; outros compraram suas próprias passagens de avião ou pegaram um voo pago por grupos de ajuda.

As principais cidades dos EUA já estão se preparando para a chegada de mais milhares quando um regulamento que nega asilo com base na prevenção da propagação do COVID-19 expira em 11 de maio.

Mas o aumento começou mais cedo do que as autoridades de Chicago esperavam, e eles temem que o movimento de migrantes do Texas possa causar mais saturação.

Abbott também respondeu em uma carta, prometendo enviar mais ônibus com migrantes. Ele reiterou seu pedido para que o prefeito pressione o presidente Joe Biden para impedir que os migrantes cruzem a fronteira, observando que as chegadas sobrecarregaram a capacidade do Texas.

Enquanto os migrantes tendem a passar pouco tempo nas cidades fronteiriças dos EUA a caminho de seus destinos finais, a demanda por abrigo temporário, alimentação e transporte aumentou. El Paso, Laredo e Brownsville declararam estado de emergência antes do levantamento das restrições em vigor durante a pandemia prevista para a próxima semana.

Os migrantes abrigados em delegacias de polícia esta semana disseram que queriam encontrar trabalho e se sustentar, mas precisam de abrigo temporário e assistência para se locomover em um novo país. No entanto, eles foram pegos pelas dificuldades da cidade em fornecer abrigo para tantos.

No mês passado, o prefeito da cidade de New York, Eric Adams, pediu ao governo federal que desse mais assistência financeira à cidade e agilizasse as autorizações de trabalho para as pessoas que solicitaram asilo.

Victoria Aguilar, porta-voz do Denver Human Services, que agora administra quatro abrigos de emergência para migrantes, atribuiu a mudança à “falta de financiamento, falta de política, falta de orientação de nosso governo federal para poder responder a essa crise de maneira eficaz”.  Chicago administra oito abrigos dedicados a novos migrantes. Autoridades da cidade disseram que têm lutado para encontrar novos espaços com capacidade para abrigar mais de 250 pessoas e dizem que precisam de ajuda federal e estadual. Enquanto isso, as famílias migrantes estão encontrando abrigo onde podem.

Fonte: Brazilian Press