Aumento da imigração dispara número de matrículas em escolas de Miami-Dade

Desde o início do ano letivo 2022-23, mais de 10 mil novos alunos se matricularam em escolas públicas do condado de Miami-Dade. Eles são filhos de imigrantes que chegaram recentemente aos Estados Unidos vindos de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela. No total, as instituições de ensino do condado receberam 14.700  alunos estrangeiros, segundo uma apuração feita pelo jornal Miami Herald. O restante vem de mais de 20 países diferentes.

A chegada de novos alunos reflete o desembarque quase diário de imigrantes na costa da Flórida, e preocupa o corpo acadêmico. Mari Tere Rojas, presidente do conselho escolar do condado, disse em uma reunião na quarta-feira (11) que, desde a pandemia de covid-19, as instituições de ensino enfrentam escassez de professores e outros profissionais.  “

Essa coisa toda é como uma tempestade perfeita. Há dois anos estamos lidando com a falta de capital humano”, disse Rojas, completando:  “Agora, vamos ter mais crianças para servir”.

Em outubro do ano passado, Rojas já havia solicitado um levantamento dos estudantes não estadunidenses. Mas os números, agora, ganharam maior destaque. Em resposta, o distrito lançou o Guia de Fluxo de Estudantes, composto por ações que vão de identificar em quais escolas os alunos estão se matriculando, passando por agilizar o processo de inscrição, e reforçar a contratação de professores. 

Esta não é a primeira vez que as escolas de Miami-Dade lidam com alto fluxo de alunos como resultado da imigração. Na década de 1980, houve o Mariel Boatlift, que viabilizou mais de 125 mil cubanos e seus filhos em idade escolar saírem da Ilha rumo a uma nova vida na Flórida.

The post Aumento da imigração dispara número de matrículas em escolas de Miami-Dade appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA