Autoridades de NJ alertam para possibilidade de Gato selvagem com raiva

Autoridades de saúde de New Jersey lançam alerta depois que um gato selvagem, encontrado em Woodbridge Township, testou positivo para raiva e arranhou duas pessoas infectando-as.

O gato selvagem foi encontrado na sexta-feira passada na Edward Street , na seção Iselin do município, quando oficiais de controle de animais responderam a uma ligação sobre um felino agindo de forma anormal durante o dia. Ele também parecia doente.

O animal foi capturado com segurança e levado para um laboratório forense, onde testes mostraram que estava positivo para raiva. Agora as autoridades estão voltando sua atenção para uma aparente “colônia” de gatos de rua na área que pode ter sido exposta e duas pessoas que vivem na Edward Street que foram arranhadas pelo animal raivoso estão sendo monitoradas de perto.

O Estado instruiu os oficiais de controle de animais a capturar qualquer gato nas proximidades de Edward Street.

A raiva geralmente é transmitida através de uma mordida de animal, embora casos humanos sejam raros. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, espasmos musculares, paralisia, confusão mental e outros problemas. Se você acha que foi mordido, procure atendimento médico imediatamente. A raiva afeta o sistema nervoso central e pode ser fatal em pessoas sem tratamento urgente.

O CDC diz que vacinar animais de estimação e ficar longe de animais selvagens são as melhores medidas preventivas.

Qualquer morador de Woodbridge que tenha visto ou tido contato com qualquer um dos gatos da vizinhança ao redor da Edward Street é encorajado a ligar para o Departamento de Saúde no número 732-855-0600 x 5007. As autoridades de saúde também ofereceram estas dicas:

– Não entre em contato próximo com animais vadios ou selvagens que possam transmitir a raiva, incluindo gatos, guaxinins, raposas, gambás, marmotas, cães ou gatos; não permita que as crianças brinquem ou alimentem gatos ou outros animais selvagens.

– Certifique-se de que as lixeiras e as lixeiras estejam bem fechadas.

– Tenha cuidado ao ver gatos selvagens ou outros animais selvagens agindo de forma irregular. Se você notar esse comportamento, ligue para a divisão de controle de animais do departamento de saúde em 732-855-0600 x5007

– Certifique-se de que seus animais de estimação estão com as vacinas em dia. Caso contrário, leve-o imediatamente ao veterinário para vaciná-lo contra a raiva.

– Se você for mordido por um animal, especialmente um que esteja agindo de forma anormal, segure o animal se puder fazê-lo com segurança ou obtenha uma boa descrição, limpe a ferida e procure atendimento médico por conta própria.

Fonte: Brazilian Press