Autoridades investigam surto de listeria com provável origem na Flórida; uma pessoa morreu

Um surto da bactéria listeria relacionado a pessoas que moram na Flórida ou estiveram no estado no último mês está preocupando as autoridades de saúde. Segundo os Centers for Disese Control (CDC), uma pessoa morreu e 23 estão hospitalizadas. “Do total de indivíduos contaminados, 20 relataram viver ou ter passado pela Flórida”, alertou o órgão. A maioria dos doentes, de acordo com os CDC, são pessoas com mais de 50 anos. Dentre elas estão cinco gestantes, sendo que uma perdeu o bebê durante o tratamento. A pessoa que morreu morava em Illinois e passou pelo Sunshine State antes de adoecer.

A contaminação pela bactéria listeria ocorre no consumo de alimentos infectados. Embora os CDC ainda não tenham identificado a fonte específica que está  espalhando a bactéria, os alimentos ligados aos últimos surtos são queijo, brotos crus, melões, carnes, frangos, patês, peixe e leite não pasteurizado. 

Os sintomas começam a aparecer dentro de duas semanas depois que alguém come os alimentos infectados. Os pacientes podem ter febre, dores musculares, dores de cabeça, diarreia, perda de equilíbrio e entre outros. Pessoas mais velhas e aquelas com sistema imunológico enfraquecido  têm mais chance de desenvolver as formas mais graves da infecção.

“Até que saibamos mais sobre o surto, o CDC está aconselhando as pessoas com maior risco de ter a forma mais doença grave a entrar em contato com seu médico no surgimento dos primeiros possíveis sinais de contaminação”, escreveu o órgão.  Para mais informações clique aqui. 

Fonte: AcheiUSA