Pular para o conteúdo

Avião com 96 deportados dos EUA, que aterrissou em Fortaleza, tinha até foragido da Justiça

Um avião com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 9h desta sexta-feira (11). Este é o sexto voo do tipo desde que o presidente Donald Trump intensificou as políticas de deportação de imigrantes ilegais. Entre os passageiros, um homem foi preso ao desembarcar, cumprindo mandado da Justiça do Paraná por roubo.

Segundo a Polícia Federal, mais de 80% dos deportados são homens viajando sozinhos, enquanto 13% são mulheres. Há ainda uma criança e um adolescente no grupo. Fortaleza foi escolhida como ponto de entrada para evitar que os brasileiros fossem transportados algemados sobre o território nacional.

Avião com 75 deportados dos Estados Unidos chega a Belo Horizonte

Logística de Retorno

A operação conta com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que disponibilizou 50 passagens interestaduais — 30 para repatriados que seguirão para estados do Norte e Nordeste, e 20 para aqueles que embarcarão em um voo para Confins (MG), com destino ao Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O voo para Belo Horizonte está previsto para as 15h.

Histórico de Deportações

Este é o sexto grupo de brasileiros repatriados desde o início do ano. Em voos anteriores:

  • 21 de fevereiro: 94 deportados, incluindo nove crianças e dois idosos; dois com mandados de prisão.
  • 15 de março: 127 repatriados, sendo 10 menores; dois presos por assalto e porte ilegal de arma.
  • 28 de março: 104 deportados, com quatro detidos devido a restrições judiciais.

O Ministério dos Direitos Humanos oferece assistência logística, contato com familiares e, quando necessário, abrigo temporário. A medida busca facilitar o reintegro dos deportados às suas cidades de origem.

Fonte: Brazilian Press