Avião da LATAM faz pouso de emergência em Confins

Não há vítimas. Centenas de voos foram afetados e a liberação total da pista está prevista para às 19h

Por Giovanna Simonetti

access_time 20 dez 2018, 16h55

O voo da LATAM de Guarulhos para Londres sofreu uma série de problemas nesta madrugada (20) e teve que fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A pista foi interditada para a aterrissagem da aeronave, às 1h43 da manhã. Haviam 339 passageiros a bordo, dos quais nenhum teve ferimentos.

Áudios da conversa entre o piloto e a torre de comando foram publicados no site Milhas e Destinos. Segundo os áudios, o sistema de alijamento de combustível – responsável por eliminar o querosene e deixar o avião mais leve para o pouso – não estava funcionando, assim como o sistema elétrico. A aeronave estava com o tanque cheio para chegar em Londres e, no momento da aterrissagem, 8 pneus do trem de pouso estouraram em decorrência do peso da aeronave. O avião encontra-se na pista de Confins à espera dos equipamentos para o conserto. Cada pneu pesa em torno de 250 quilos que, junto com o macaco hidráulico, totalizam 7 toneladas.

Até as 16h, 137 voos foram cancelados no aeroporto. A pista foi parcialmente aberta para pousos e decolagens à 13h. Espera-se que a situação seja completamente normalizada até às 19h. A fim de não interromper o fluxo aéreo de Belo Horizonte, a Infraero disponibilizou o Aeroporto de Pampulha para receber os voos de Confins, mas cabe a cada companhia aérea decidir o que fazer.

O Aeroporto de Confins recomenda que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos, antes mesmo do deslocamento até o aeroporto.

Fonte: Viagem e Turismo