Balanço dos estaduais mostra surgimento de novas forças

Todo mundo diz que campeonato estadual não é parâmetro para medir a força das equipes. Pode até não ser referência para alguns times que vencem, mas, com certeza, pode representar dores de cabeça para aqueles que perdem.

Cariocão

O Flamengo, apontado como o grande time do futebol brasileiro, ao lado do Palmeiras, foi a grande decepção no primeiro trimestre do ano. O Rubro-Negro contratou o português Vítor Pereira, ex-treinador do Corinthians em 2022, para substituir Dorival Junior, a fim de dar um padrão à equipe.

Bem, a ideia não se materializou e a maior torcida do Brasil exigiu a saída do técnico, que ficou apenas 100 dias à frente do time. Tempo suficiente, porém, para provocar a ira dos torcedores. No final de janeiro, ele comandou o Mengo na final da Supercopa, disputada em Brasília. No final, teve de se contentar com o vice-campeonato, ao ser batido pelo Palmeiras por 4 a 3.

No início de fevereiro, o Flamengo participou do Mundial de Clubes, objeto de desejo de todos flamenguistas, no Marrocos. Entretanto, a derrota para o Al Hilal, campeão asiático, evitou o tão esperado confronto com o poderoso Real Madrid, que se sagrou campeão mundial mais uma vez. O Rubro-Negro teve de se conformar com a 3ª colocação ao vencer o Al Ahly, por 4 a 2, na disputa pelo terceiro lugar.

A chance de redenção surgiu na disputa da Recopa, que reuniu o campeão da Copa Libertadores da América (Flamengo) e o vencedor da Copa Sul-Americana (Independiente del Valle). Na primeira partida, em Quito, o time equatoriano ganhou por 1 a 0. No segundo jogo, disputado no Maracanã, o gol salvador de Arrascaeta nos acréscimos levou a decisão para os pênaltis. Todavia, a equipe do Equador foi mais competente e voltou para Quito com o troféu.

Restavam, então, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca. Mais decepções. A Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno do Cariocão, foi para o bairro das Laranjeiras, onde fica a sede do Fluminense. Os dois rivais voltaram a se enfrentar nas finais do torneio. Desta vez, vitória do Flamengo por 2 a 0 (gols de Ayrton Lucas e Pedro) e a obtenção da vantagem de perder por até um gol de diferença para levar mais uma taça para a Gávea. Aí, surgiu o inusitado. O Tricolor carioca mostrou um futebol empolgante e derrotou o adversário por 4 a 1 (com dois gols de Cano, um de Marcelo e um de Aleksander, e de Ayrton Lucas para o Fla) para felicidade do técnico Fernando Diniz, que faturou o primeiro título importante de sua carreira, no Domingo de Páscoa (9).

A sequência de fracassos provocou a queda de Vítor Pereira, que, por sua vez, não tem motivos para lamentar. O clube do Rio de Janeiro teve de pagar a multa rescisória de R$ 15 milhões, e ele voltou para Portugal, com uma bolada em sua conta.

Agora, o problema é da diretoria do Flamengo. Encontrar o substituto de Vítor Pereira. A maioria dos torcedores apoia a volta de Jorge Jesus, o técnico português, que dirigiu a equipe em 2019 durante pouco mais de seis meses e encantou não só os flamenguistas como também torcedores de  outros times que apreciam o futebol bem jogado.

Sua vinda, contudo, não é fácil. Atualmente, ele dirige o Fenerbahçe de Istambul, e a equipe ocupa o segundo lugar na classificação do Campeonato Turco, atrás apenas do rival Galatasaray. Como a tabela indica um confronto direto entre eles, há chances de Jorge Jesus conquistar o campeonato. Além disto, sua equipe está na final da Copa da Turquia. Portanto, há outra possibilidade de conquista de um torneio importante.

Jorge Jesus nunca escondeu seu desejo de voltar a treinar o Flamengo. Entretanto, ele não poderá estar liberado antes do mês de junho, quando encerram-se as competições no país europeu. Outro complicador é seu salário. Ele é bem pago no clube que pertence ao homem mais rico da Turquia. Ele seria importante para o Fener disputar a Champions League da próxima temporada. Some-se a isto, a possibilidade dele ser convidado a dirigir a Seleção Brasileira – convite que o deixaria bastante orgulhoso e propenso a aceitá-lo.

As negociações continuam e circulam rumores de que a diretoria manteria o técnico interino Mário Jorge até a vinda de Jorge Jesus no meio do ano. É uma tática arriscada, porque há muitos jogos programados para os meses de abril e maio. Más performances durante este período poderiam comprometer o desempenho do Flamengo nas três competições que está disputando: Brasileirão, onde estreia contra o Coritiba no Maracanã, no domingo (16); Libertadores, onde perdeu na estreia para o Aucas do Equador por 2 a 1, e Copa do Brasil, onde enfrentou o Maringá, no Paraná, nesta quinta-feira (13).

Caso fracassem as negociações com Jorge Jesus, o nome mais forte para assumir o Rubro-Negro carioca é o do argentino Jorge Sampaoli, que não chega a ser uma unanimidade entre diretoria e torcida, e também Tite, ex-treinador da Seleção Brasileira, que também conta com alto índice de rejeição.

Já o Fluminense navega em águas calmas. Conquistou o bicampeonato carioca, e estreou com vitórias na Libertadores da América (3 a 1 sobre o Sporting Cristal em Lima) e 3 a 0 sobre o Paysandu no Maracanã, na quarta-feira (12), com gols de Nino, Keno e Felipe Melo. O Flu estreia no Brasileirão contra o América-MG em Belo Horizonte, no sábado (15).

O Botafogo venceu a Copa Rio e, desta forma, garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A dupla Fla-Flu já estava garantida, assim como Vasco da Gama e Volta Redonda, os outros semifinalistas do Cariocão.

Paulistão

Gabriel Menino voltou a mostrar um bom futebol e vem fazendo gols na maioria dos jogos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Gabriel Menino voltou a mostrar um bom futebol e vem fazendo gols na maioria dos jogos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Campeonato Paulista serviu para consolidar o Palmeiras como a principal força de São Paulo e uma das maiores do futebol brasileiro. O Alviverde chegou à sua quarta final consecutiva, tendo vencido três títulos e ficado com um vice-campeonato.

Neste ano, seu adversário na final foi o Água Santa, de Diadema, uma equipe que há dez anos disputava torneios de várzea. Para surpresa de todos, o incensado Verdão foi derrotado por 2 a 1 na primeira partida da final pelo Netuno, com dois gols de Bruno Mezenga e um de Endrick, que marcou pela primeira vez como profissional.

Muita gente apressou-se em anunciar o declínio do poderoso Palmeiras. Porém, no jogo de volta, prevaleceu a lógica. Aproveitando o fator casa e a força de sua torcida que lotou o Allianz Parque no Domingo de Páscoa (9), o time dirigido por Abel Ferreira espantou a zebra com uma goleada de 4 a 0 (com dois gols de Gabriel Menino, um de Endrick e um de Flaco López) – ironicamente o mesmo placar registrado na final do ano passado, daquela vez sobre o São Paulo, que também havia vencido o Verdão no Morumbi por 3 a 1.

A conquista do 25º título estadual pelo Palmeiras não surpreendeu ninguém. Entretanto, o que causou decepção foram as campanhas fracas do Santos, que sequer chegou às quartas de final do Paulistão, do Corinthians e do São Paulo, eliminados nas quartas de final por Ituano e Água Santa, após empates e derrotas nas séries de pênaltis. Além da revolta dos torcedores, os clubes ficaram inativos por três semanas, causando prejuízo, porque seus elencos são caros e ao ficarem de fora de jogos importantes não obtiveram acesso às premiações e às rendas proporcionadas pelas torcidas em seus jogos. Para completar a desdita, nenhum dos três têm vaga garantida para disputar a Copa do Brasil de 2024, algo que eles precisam garantir nas disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão, que começa neste final de semana.

Após ter sido derrotado pelo Bolívar por 3 a 1 em La Paz, na estreia da Libertadores, o Palmeiras foi bem na Copa do Brasil, ao vencer o Tombense de Minas Gerais por 4 a 2 (gols de Gabriel Menino, Flaco López, Gustavo Gómez e Navarro, e de Matheus Frizzo e Marcelinho para o time mineiro) no Allianz Parque, na quarta-feira (12).

Mineirão

Depois da troca de farpas, Eduardo Coudet decidiu ficar no comando do Galo (Foto: site oficial do Atlético-MG)
Depois da troca de farpas, Eduardo Coudet decidiu ficar no comando do Galo (Foto: site oficial do Atlético-MG)

O Atlético Mineiro conquistou o Campeonato Mineiro pela 48ª vez, consolidando sua liderança no estadual de Minas Gerais.

O Galo não deixou dúvidas de que era o rei do terreiro ao bater o América-MG por 3 a 2 no jogo de ida, no Estádio Independência (com gols de Pavón, Hyoran e Hulk e de Benítez e Marlon para o Coelho), e ao derrotar o adversário no Mineirão por 2 a 0 (com dois gols de Hulk), no Domingo de Páscoa (9).

Apesar da vitória, o clima na Cidade do Galo não é dos mais tranquilos. Após a derrota em casa por 1 a 0 para o Libertad, na estreia da Libertadores, o técnico Eduardo Coudet criticou abertamente a diretoria por não ter contratado jogadores que ele havia pedido. Suas declarações irritaram os diretores do clube e os investidores – os chamados quatro Rs. Muita gente apostava na saída de Coudet, mas o desacordo em relação à multa rescisória impediu sua saída, pelo menos, por enquanto. Na estreia da Copa do Brasil, outra má partida. No final, deu Galo, que derrotou o Brasil de Pelotas por 2 a 1 (gols de Battaglia e Hulk, e de João Marcus para o clube gaúcho). Pelo menos, o resultado serviu para levar paz ao Alvinegro das Alterosas, e Coudet garantiu que deseja ficar no Galo.

O América-MG, mesmo ficando apenas com o vice-campeonato, está numa fase de estabilidade. Estreou com vitória na Copa do Brasil ao bater o Nova Iguaçu fora de casa por 2 a 1 (gols de Adyson e Fernandinho contra e de André Dias para o time fluminense). Também estreou bem na Copa Sul-Americana ao golear o Peñarol no Independência por 4 a 1. Na primeira rodada do Brasileirão, no sábado (15), no Estádio Independência, o desafio é maior: vencer o embalado Fluminense.

Já o Cruzeiro está enfrentando uma crise. Depois da boa campanha na Série B no ano passado, a Raposa perdeu o técnico Pezzolano e o rumo. O time foi eliminado nas semifinais pelo América-MG, e agora tenta se reerguer, sob o comando do técnico português Pepa. Os grandes testes foram a estreia na Copa do Brasil na quinta-feira (13) contra o Náutico, no Recife, e o duelo com o Corinthians na NeoQuímica Arena, em São Paulo, no domingo (16).

Gauchão

Luizito Suarez garantiu o título do Grêmio nas finais contra o Caxias (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Luizito Suarez garantiu o título do Grêmio nas finais contra o Caxias (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio é pentacampeão gaúcho. Após vencer o jogo de ida da final contra o Ypiranga por 1 a 0, em Erechim, o Tricolor voltou a vencer na Arena na tarde do sábado (8), desta vez por 2 a 1. Assim, o clube chega a cinco conquistas consecutivas, feito que não alcançava desde 1989.

Com o título, o Grêmio chega a 41 troféus do Gauchão e diminui a diferença para quatro em relação ao Inter. O rival, maior vencedor do campeonato com 45 conquistas, ganhou o campeonato pela última vez em 2016.

Agora, o Tricolor dos Pampas vira a chave para os outros dois desafios: Copa do Brasil, onde enfrentou o ABC do Rio Grande do Norte em Natal na quinta-feira (13), e o Brasileirão, onde recebe o Santos no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no domingo (16).

Já o Internacional, que enfrenta uma seca inusitada no estadual, tenta dar a volta por cima nas outras competições que está disputando. O atual vice-campeão brasileiro tem um jogo difícil na estreia do Brasileirão: enfrenta o Fortaleza no Castelão no sábado (15). Na Copa Libertadores, obteve um bom resultado ao empatar fora de casa com o Independiente de Medellín em 1 a 1, e na Copa do Brasil derrotou o CSA de Alagoas por 2 a 1 (com dois gols de Alan Patrick e de Gabriel Taliari para o time do Nordeste) na terça-feira (11) no Beira-Rio.

Outros resultados da Copa do Brasil

O técnico Paulo Turra perdeu a invencibilidade em 2023 ao ver o Furacão ser derrotado pelo CRB na Copa do Brasil (Foto: José Tramontin/athleticopr.com.br)
O técnico Paulo Turra perdeu a invencibilidade em 2023 ao ver o Furacão ser derrotado pelo CRB na Copa do Brasil (Foto: José Tramontin/athleticopr.com.br)

Na terça-feira (11), o Santos estreou bem ao bater o Botafogo-SP fora de casa por 2 a 0 (gols de Lucas Lima e Marcos Leonardo). Na estreia do Brasileirão, o Santos vai ao Rio Grande do Sul enfrentar o Grêmio.

O Bahia, campeão baiano de 2023, conquistou seu 50º título ao derrotar o Jacuipense por 3 a 0 em Salvador e empatar em 1 a 1 na casa do adversário. A boa fase vem persistindo, pois o Tricolor de Aço ganhou de 2 a 1 do Volta Redonda (gols de Gabriel Xavier e Biel e de Gabriel Bahia para o Voltaço). O Bahia estreia no Brasileirão no sábado (15), contra o Red Bull Bragantino, em Salvador.

Jogo com chuva de gols ocorreu na quarta-feira (12) em Curitiba. Coritiba e Sport Club do Recife empataram em 3 a 3 (com três gols de Alef Manga e dois de Vagner Love e um de Leonardo Juba para o time pernambucano) em uma partida cheia de alternativas e bastante movimentada. As fases dos dois clubes são distintas. O Coxa Branca, apesar de estar na Série A, foi eliminado na semifinal pelo Cascavel no Campeonato Paranaense, enquanto o Rubro-Negro do Recife, mesmo na Série B, garantiu presença nas finais do Campeonato Pernambucano contra o Retrô, e da Copa do Nordeste, contra o Ceará. O Coritiba vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo no domingo (16) na abertura do Brasileirão, enquanto o Sport estreia fora de casa contra o CRB em Maceió, no domingo (16).

O Botafogo do Rio de Janeiro foi bem na Copa do Brasil ao bater o Ypiranga por 2 a 0 em Erechim, com dois gols de Eduardo. Vale lembrar que o Ypiranga foi vice-campeão gaúcho. O Botafogo recebe o São Paulo no Engenhão no sábado (15) na rodada de abertura do Brasileirão. Aliás, o São Paulo não passou de um empate em 0 a 0 em pleno Morumbi contra o Ituano, na terça-feira (11). A torcida está tão desanimada que saiu do estádio gritando “É 45!”, referência ao número de pontos que garante a permanência da equipe na Série A. Eles temem que o Tricolor do Morumbi seja rebaixado pela primeira vez na competição nacional.

Outro grande paulista que está cambaleante é o Corinthians. Na estreia do time na Copa do Brasil, foi derrotado inapelavelmente por 2 a 0 pelo Remo no Mangueirão, em Belém do Pará, com gols de Franco e Muriqui. Agora, a equipe de Fernando Lázaro precisa se recompor e tentar a vitória na estreia do Brasileirão contra o Cruzeiro no domingo (16) em São Paulo.

O Fortaleza, atual pentacampeão cearense, passou o carro no Águia de Marabá, derrotando o time do interior do Pará por 6 a 1, no Castelão com dois gols de Thiago Galhardo, um de Dudu, um de Yago Pikachu, um de Guilherme e um de Ceballos, com David Cruz fazendo o gol de honra do adversário. O Tricolor do Pici recebe o Internacional no sábado (15) no Castelão, na abertura do Brasileirão.

O Athletico-PR perdeu a invencibilidade na quarta-feira (12) ao ser batido por 1 a 0 pelo CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com gol de Anderson Leite. O Furacão conquistou seu 26º título estadual e está atrás do Coritiba que possui 42 conquistas. No entanto, o Rubro-negro paranaense está em melhor fase e estreia no Brasileirão no sábado (15) contra o Goiás, na Arena da Baixada.

The post Balanço dos estaduais mostra surgimento de novas forças appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA