Beach Park (CE) recebe novo certificado de gestão ambiental

Divulgação/Beach Park

O parque aquático atende às exigências ambientais de responsabilidade com a natureza

O parque aquático atende às exigências ambientais de responsabilidade com a natureza

Em fevereiro de 2022, o Beach Park foi novamente certificado pela ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental, como resultado da auditoria realizada no mês anterior pela TÜV NORD CERT GmgH, organismo alemão de certificação.

A ISO 14001 é uma certificação internacional que visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas de todo o mundo e norma adotada por grandes companhias que têm o compromisso de ampliar os negócios, reduzindo o impacto ambiental.

Entre os parques aquáticos, o Aqua Park do Beach Park é o único no Brasil que é certificado pela norma porque atende a todas as exigências ambientais internacionais de responsabilidade com a natureza.

A primeira certificação do complexo aconteceu em 2016 e, a cada três anos, é realizado um novo ciclo de auditoria e emitido um novo certificado caso a organização mantenha todos os requisitos exigidos pela norma ISO.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, essa já é a segunda certificação pela ISO 14001. “Anualmente, o Beach Park também recebe uma auditoria de monitoramento, a fim de verificar se todos os requisitos da norma estão sendo cumpridos”, esclareceu Raissa.

Entre os pontos fortes que se destacaram como diferenciais nesta certificação, a auditoria apontou as boas práticas no uso de ferramenta 5Ss – com destaque para organização e limpeza do estoque de produtos químicos; o novo projeto para abastecimento de geradores (com tanques aéreos compartilhados com maior capacidade e próximo a esses equipamentos); a participação efetiva dos colaboradores em diversos níveis organizacionais para o atendimento à auditoria, além de uma equipe de gestão ambiental competente em educação e experiência diferenciadas, com destaque para o controle e gestão de resíduos.

GESTÃO AMBIENTAL

A obtenção da certificação ISO 14.001: 2015 é resultado da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do empreendimento. O SGA planeja ações, previne e controla impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciando riscos e melhorando continuamente o desempenho ambiental e a produtividade do grupo.

Todas as iniciativas desse sistema são alinhadas com as metas dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e que compõem a Agenda 2030.

Diariamente, com o apoio de parcerias, o Beach Park desenvolve ações sustentáveis em todo o complexo, envolvendo desde a escolha de fornecedores, manutenção de estação de tratamento de esgoto e água e tratamento dos resíduos sólidos.

Uma dessas ações é o projeto de compostagem, em parceria com a Usina Ambismart, de Pacatuba (CE). Desde agosto de 2021, o Beach Park encaminha resíduos verdes gerados, tais como: palhas, podas, troncos de coqueiros e cocos gerados para a Usina. De acordo com Raissa Bisol, já foram compostados 129,5 toneladas de resíduos, sendo 68 toneladas de palhas, podas e troncos e 61,5 toneladas de cocos.

Até outubro de 2022, última fase do projeto, a expectativa é do envio médio de 837 toneladas de resíduos – sendo aproximadamente 97 toneladas de resíduos verdes, 180 toneladas de cocos e 560 toneladas de orgânicos (sobras de alimentos), envolvendo tanto resíduos gerados no parque quanto nos quatro hotéis. A primeira contrapartida desse projeto já aconteceu: o Beach Park recebeu cerca de 2,5 toneladas de adubo para uso no próprio parque.

A coleta seletiva também é outra prioridade ambiental do Beach Park: 74% de todos os resíduos do complexo (cerca de 626 toneladas) vão para a reciclagem ou são transformados em novos produtos, como papelão, sabão, adubo orgânico, artigos de artesanato e saco plástico. “Para essa coleta, incentivamos a responsabilidade social com o trabalho de ex-catadores de Aquiraz, que fazem o serviço de triagem e compactação. A venda desses resíduos é o que custeia a renda desses trabalhadores”, explicou Raissa.

Já quanto ao uso de recursos naturais, cerca de 98% da energia consumida no parque aquático e Vila Azul do Mar são de fontes renováveis, adquiridas no mercado livre, com meta de chegar a 100% de consumo a partir de fontes renováveis neste ano.

Em relação ao reuso de água, tudo o que é utilizado em chuveiros e cozinha segue para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que funciona 24 horas por dia, gerando 6.123 metros cúbicos por mês de água para irrigação das plantas do complexo (o que equivale a um mês de abastecimento de toda uma população de um bairro de dois mil habitantes).

Já a água para as piscinas recirculam e não segue para a ETE, visto que é clorada e com um tratamento físico-químico específico.

CAPACITAÇÃO

Em parceria com a Associação Porto das Dunas (Pordunas), o Beach Park mantém um calendário verde, com realização da Semana do Meio Ambiente, Dia de Limpeza da Praia, Dia da Árvore e o Dia da Água – envolvendo ações como plantio de mudas para a recuperação da foz do Rio Pacoti e limpeza da praia, mares e rios. Foram mais de 60 operações de limpeza durante os últimos oito anos e mais de 130 toneladas de resíduos retirados da praia.

Outro ponto de destaque é a capacitação das equipes do parque aquático e dos quatro resorts do destino turístico para o manejo da fauna marinha, incluindo tartarugas e mamíferos. O Beach Park é sempre acionado pelas ONGs Instituto Verde Luz e Aquasis quando encalhes acontecem nas imediações do Porto das Dunas ou para monitoramento de ninhos de tartaruga na região de praia.

Fonte: PANROTAS