Biden é pressionado a conceder permissões de trabalho a imigrantes indocumentados

A escassez do trabalhador imigrante traz preocupação para empregadores, sem alternativas para preencher vagas

A reivindicação ocorre em momento em que os EUA enfrentam escassez de trabalhadores nos setores de manufatura, transporte, construção, hotelaria e saúde. Parlamentares democratas e empresários pedem providências

Da Redação – O presidente Joe Biden vem sendo pressionado por legisladores do Partido Democrata a conceder permissões de trabalho a imigrantes indocumentados. A reivindicação ocorre em um momento em que os EUA enfrentam escassez de trabalhadores nos setores de manufatura, transporte, construção, hotelaria e saúde.

Parlamentares democratas formularam pedidos a Biden, na quarta feira (26), a conceder mais autorizações de trabalho aos imigrantes sem documentos que vivem no país há décadas. Mais de 11 milhões de indocumentados que residem nos EUA não receberam qualquer benefício, segundo dados do “Pew Research Center”. “Essa pessoas pagam impostos”, lembra o órgão.

“Hoje temos uma mensagem simples para o presidente Biden para que permita que os imigrantes trabalhem”, disseram legisladores, ativistas e empresários. “É essencial que o presidente ofereça permissões de trabalho tanto para imigrantes indocumentados recebidos quanto para aqueles que vivem nos EUA há décadas”, reforçam a reivindicação.

Nos últimos meses, o governo Biden concedeu essas autorizações de trabalho a cidadãos de Cuba, Haiti, Venezuela e Nicarágua, na tentativa de estimular a migração por vias legais e reduzir o número de viagens à fronteira com o México. No entanto, alegam parlamentarem que o número é incompatível com a necessidade de mão de obra no país.

Antes das eleições de 2024, Biden e sua parceira, a vice-presidente Kamala Harris, tentaram atrair a comunidade hispânica com uma mensagem econômica e destacando sua política de imigração.

No mesmo dia em que Biden assumiu a presidência em 20 de janeiro de 2021, ele enviou ao Congresso um pedido de aprovação da reforma imigratória, mas não obteve votos suficientes para seguir em frente.

Diante da falta de ação no Congresso, legisladores do mesmo partido de Biden, os Democratas, pressionam pela aprovação de medidas como autorizações de trabalho que ajudam a comunidade hispânica.

Fonte: Nossa Gente