Biden inspeciona fronteira EUA-México e avalia tensão na entrada de imigrantes

Joe Biden faz visita de inspeção na fronteira EUA-México, que durou cerca de quatro horas. Foto/Divulgação

O presidente Joe Biden observou todos os detalhes do local de entrada de imigrantes, enquanto os oficiais de fronteira demonstravam como revistavam os veículos em busca de drogas, dinheiro e outro contrabando.

Da Redação – O presidente Joe Biden que esteve na fronteira EUA-México, inspecionou um movimentado ponto de entrada no domingo (8) em sua primeira viagem à região após dois anos no cargo. Uma visita obscurecida pela política tensa da imigração, já que os republicanos o culpam por números recordes de imigrantes que entram no país.

Biden observou todos os detalhes do local, enquanto os oficiais de fronteira em El Paso demonstravam como revistavam os veículos em busca de drogas, dinheiro e outro contrabando. Em seguida, o presidente seguiu para uma rua empoeirada com prédios abandonados e caminhou ao longo de uma cerca de metal que separava a cidade dos EUA de Ciudad Juarez.

A sua última parada foi no “Centro de Serviços para Imigrantes do Condado de El Paso”.  A visita de quase quatro horas foi altamente controlada por equipes de segurança. Sua visita não incluiu a estação da Patrulha de Fronteira, onde os imigrantes que cruzam ilegalmente são presos e mantidos antes de serem soltos. Ele não fez comentários públicos.

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, entregou a Biden uma carta assim que ele pousou no estado que dizia que o “caos” na fronteira era um “resultado direto” da decisão do presidente. descumprimento das leis federais. Biden mais tarde tirou a carta do bolso do paletó durante sua turnê, dizendo aos repórteres: “Ainda não a li”.

Encontro de presidentes

Biden chegará à Cidade do México na tarde de segunda-feira (9), onde terá uma reunião bilateral com o presidente López Obrador e com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Os encontros entre os três líderes recomeçaram em novembro, em Washington, após cinco anos. Lembrando que na véspera da viagem, Biden anunciou uma importante mudança na política de imigração, aplaudida por seu homólogo mexicano e criticada por organizações de direitos humanos, que aumentará o retorno de imigrantes ao México pela fronteira no comércio mais visitado.

Fonte: Nossa Gente