Boletim da Copa | Duas confederações foram eliminadas neste sábado

Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte e Central) e OFC (Oceania Football Confederation) são duas confederações continentais de futebol internacional filiadas à FIFA. Nenhuma delas têm mais representantes na Copa do Mundo do Catar 2022 a partir deste sábado (3).

Depois de as zebras terem passeado na fase de grupos, a tendência é as seleções mais portentosas prevalecerem sobre seus adversários. Estão sobrando as duas potências sul-americanas – Brasil e Argentina – e as principais seleções europeias, além de dois representantes africanos (Senegal e Marrocos) e dois integrantes da Federação Asiática – Japão e Coreia do Sul.

Dois exemplos de favoritismos confirmados foram vistos neste sábado, com as vitórias de Holanda e Argentina sobre Estados Unidos e Austrália, respectivamente.

A previsão é de os favoritos continuar no torneio enquanto as seleções de menos tradição devem voltar para suas casas. Vamos aguardar.

Aqui estão os comentários sobre as partidas de hoje.

Goodbye USA

A Holanda fez prevalecer seu favoritismo e sobreviveu a um susto temporário ultrapassando os EUA para garantir sua vaga nas quartas de final, na partida disputada no Estádio Internacional Al Khalifa, neste sábado (3).

Os EUA, na verdade, começaram com o melhor dos dois lados; Christian Pulisic poderia ter aberto o placar com apenas alguns minutos de jogo, mas Andries Noppert fez uma defesa providencial.

A resposta holandesa veio rapidamente. Jogando na defesa, o time Oranje usou passes de um e dois toques para acionar Denzel Dumfries do lado direito. Ele fez um cruzamento perfeito para Memphis Depay concluir para o gol, sem chances para o goleiro Turner.

Os americanos, talvez esperando que a Holanda se abrisse e atacasse um pouco mais, ficaram sem ideias enquanto os holandeses mantiveram o posicionamento e frustravam os atacantes dos EUA.

Ganhar tempo valeu a pena, pois, faltando apenas alguns segundos para o final do primeiro tempo, Dumfries puxou a bola de volta para quase o mesmo local que fez do primeiro tento; desta vez foi Blind quem agradeceu a chance de encontrar e bater fora do alcance do arqueiro americano, nos acréscimos do primeiro tempo. Foi um repeteco do primeiro gol, apenas mudou o goleador.

Na segunda etapa, o técnico Gregg Berrhalter processou algumas alterações a fim de melhorar o desempenho de sua equipe. Haji Wright, que entrou no segundo tempo, recebeu o passe de Pulisic e deu um toque bonito na bola para encobrir o ótimo arqueiro Noppert. Para dizer a verdade, nem sei se o toque foi intencional. Após o gol, os americanos se lançaram ao ataque, mas sofreram um contra-ataque que culminou com um belo arremate de Dumfries – eleito o craque do jogo – para dar números finais ao placar: 3 a 1 para a seleção holandesa.

Memphis Depay se tornou o segundo maior artilheiro da história da Holanda, com 43 tentos anotados. Seu gol contra os EUA foi o complemento de uma jogada de 20 passes, a maior quantidade de passes ininterruptos que levaram a um gol de Copa do Mundo na história do país. Ele está atrás apenas de Robin van Persie, que marcou 50 gols com a camisa da “Laranja Mecânica”.

Agora, a Holanda enfrentará a Argentina, na sexta-feira (9), às 2:00 pm (horário de Miami).

Argentina derrota Austrália e está nas quartas de final

Lionel Messi e Julian Alvarez marcaram os gols da vitória argentina sobre a Austrália (Foto: FIFA)
Lionel Messi e Julian Alvarez marcaram os gols da vitória argentina sobre a Austrália (Foto: FIFA)

Lionel Messi deu uma aula de futebol neste sábado (3), no Estádio Ahmad bin Ali. Além de fazer um golaço, distribuiu passes para os companheiros que não foram aproveitados, sobretudo por Lautaro Martinez, que não vem fazendo uma boa Copa do Mundo, tanto que perdeu a posição de titular, autor do segundo gol da Albiceleste. O gol da Austrália foi totalmente acidental. Um chute forte de Goodwin desviou em Enzo Fernandez e tirou qualquer chance de defesa para Emiliano Martinez.

Agora, a Argentina vai enfrentar a Holanda, velha conhecida, na próxima etapa do Mundial. Messi – o único jogador com pelo menos uma assistência em cinco Copas do Mundo – fez o milésimo jogo da carreira e comandou a vitória argentina. Nesse período, o craque anotou 786 gols em sua carreira!

Os caminhos de Argentina se cruzam novamente, como aconteceu nas Copas de 1974, 1978, 1998, 2006 e 2014. O duelo mais marcante foi em 1978, quando os sul-americanos bateram os europeus na final, por 3 a 1. O histórico tem duas vitórias para a Holanda, um empate, uma vitória para a Argentina na prorrogação (justamente na final de 1978) e outra na disputa por pênaltis. Os holandeses fizeram sete gols e os argentinos, quatro.

Os demais confrontos de oitavas de final são os seguintes:

Dia                   Horário                                    Jogos                            Local

Domingo (04)    10:00 am (horário de Miami)     França x Polônia            Estádio Al Thumama

Domingo (04)      2:00 pm (horário de Miami)     Inglaterra x Senegal       Estádio Al Bayt

Segunda (05)    10:00 am (horário de Miami)     Japão x Croácia             Estádio Al janoub

Segunda (05)      2:00 pm (horário de Miami)     Brasil x Coreia do Sul     Estádio 974

Terça (06)         10:00 am (horário de Miami)     Marrocos x Espanha      Estádio Cidade da Educação

Terça (06)           2:00 pm (horário de Miami)     Portugal x Suíça            Estádio Lusail

Já está definida uma das partidas de quartas de final da Copa do Mundo Catar 2022:

Sexta (09)           2:00 am (horário de Miami)     Argentina x Holanda      Estádio Lusail

Fonte: AcheiUSA