Brasileira que servia ao exército americano é morta na Califórnia pelo namorado; corpo está desaparecido

A informação sobre a morte de Anna Laura Costa, de 22 anos, foi repassada à família dela no Brasil pela Polícia Federal na segunda-feira (2), que entrou em contato com o Federal Bureau of Investigation (FBI). A jovem morava na Virgínia havia cinco anos onda servia às forças armadas dos Estados Unidos. Ela estava de férias em Los Angeles, na Califórnia, com o noivo Luís Antônio Gomes Akay, que confessou tê-la matado por não aceitava o fim do relacionamento.

Anna Laura parou de fazer contato com a família no final de dezembro. No dia 30 do mês passado, a mãe da soldado foi à delegacia em Santarém, no Pará, para denunciar que a filha estava desaparecida nos EUA. Na ocasião, o noivo foi interrogado, mas negou qualquer envolvimento, dizendo que vítima havia deixado o hotel em que eles estavam hospedados levando apenas o celular,  e não teria retornado. Mas os investigadores acabaram descobrindo o seu envolvimento, e ele confessou o assassinato, sem informar onde escondeu o corpo na esperança de não ser condenado. O corpo ainda não foi encontrado e o criminoso está preso sob custódia da polícia de Los Angeles.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que está acompanhando o caso através do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, e que está prestando assistência aos familiares.

Somente no ano 2021, o Consulado-Geral do Brasil em Miami registrou 76 pedidos de socorro de brasileiras em relacionamentos violentos. Em uma entrevista ao AcheiUSA em março deste ano de 2022, o então cônsul João Mendes relatou que muitas ligam, se registraram, e nunca mais retornam para iniciar um processo de denúncia e acolhimento.  Se você mora nos Estados Unidos e sofre ameaças que coloquem sua vida em risco, não hesite, ligue 911 e peça ajuda. Se você não fala inglês diga “Portuguese, Brazil” e um intérprete será conectado imediatamente. Certifique-se de falar todos os detalhes do acontecimento.

Fonte: AcheiUSA