Brasileira vira peça-chave para Democratas nas eleições para o Senado

Gisele Barreto Fetterman, esposa do candidato democrata ao Senado pela Pensilvânia, John Fetterman, vem ganhando lugar de destaque na arena política nas últimas semanas ao falar em nome do marido em eventos públicos. John Fetterman, de 54 anos, sofreu um derrame em maio. Desde então, o vice-governador da Pensilvânia e principal democrata na disputa pelo Senado no estado, vem apresentando dificuldades para se comunicar, colocando Gisele no papel de sua porta-voz.

Durante uma visita a Pittsburgh na semana passada, o presidente Joe Biden destacou a importância de Gisele na campanha, dizendo que a brasileira “será uma grande, grande dama no Senado”.

Gisele é casada com Fetterman há quase 15 anos e eles têm juntos três filhos. Nascida no Rio de Janeiro, ela mudou com a mãe para os Estados Unidos quando tinha 7 anos e permaneceu indocumentada até os 15. Ela e John Fetterman se conheceram em 2007, quando a brasileira enviou uma carta para o então prefeito de Braddock, na Pensilvânia. Na época, Gisele Barreto Almeida trabalhava como ativista com foco em nutrição e equidade alimentar. Fetterman quis ouvir a ativista e eles se casaram no ano seguinte.

Desde que se tornou cidadã dos EUA, Gisele, agora segunda-dama da Pensilvânia, usa sua plataforma como esposa de Fetterman para promover causas que considera significativas. Ela fundou várias organizações sem fins lucrativos na área de Braddock, incluindo a The Free Store que fornece gratuitamente itens doados à pessoas necessitadas. “É tudo de graça: comida, roupas, pratos e bicicletas. Tudo por zero dólares e sem limite”, descreveu um repórter da CNN.

Com as eleições gerais se aproximando, no dia 8 de novembro, mídia e opositores questionam as condições de saúde de John Fetterman para assumir o Senato se eleito. Inclusive, há quem aponte Gisele como a “candidata de fato”, conforme twittou a repórter da Rolling Stone, Kara Voght. 

Questionada sobre suas ambições políticas, Gisele declarou que por enquanto ela faz parte da equipe do marido, com quem divide valores sobre reforma imigratória, legalização da maconha recreativa e direitos LGBTQ.

John Fetterman enfrenta Dr. Mehmet Oz, ex-apresentador de TV e candidato do Partido Republicano. No único debate presencial, no dia 25 de outubro, Fetterman apresentou dificuldade para pronunciar algumas palavras e foi hostilizado por Dr. Oz, que sugeriu que ele não estava em condições para assumir o posto no Senado. 

Após o debate, Gisele saiu em defesa do marido e afirmou que as declarações foram um “desserviço” à comunidade com deficiência e aos americanos em geral. “Que tipo de médico torce para que alguém que estava doente continue doente?”, questionou a brasileira.

Fonte: AcheiUSA