Brasileiro morre em presídio sob custódia do ICE nos EUA

Kesley Vial, de 23 anos, estava sob a custódia do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) desde o dia 22 de abril e morreu em um hospital de New Mexico na quarta-feira (24). De acordo com um comunicado emitido pela agência, Kesley foi detido quando tentava entrar ilegalmente nos EUA através da fronteira com El Paso, no pais mexicano.

Ele foi levado para o centro de detenção Torrance County Detention Facility (TCDF), onde aguardava julgamento das autoridades de imigração. No dia 17 deste mês, o jovem foi encontrado inconsciente pelos funcionários do presidio. A equipe médica do TCDF iniciou esforços de ressuscitação e transportou o brasileiro para uma unidade médica. Mas ele faleceu sete dias após ser internado.

De acordo com o boletim do ICE, o consulado do Brasil em Houston foi informado sobre o óbito e os familiares de Kesley notificados. A causa oficial da morte ainda não foi esclarecida.

Parentes do que moram nos EUA criaram uma campanha de financiamento coletivo no site GoFundMe para conseguir dinheiro para o translado do corpo até Danburry, em Connecticut, onde eles moram. “Ele foi preso na travessia do México para os Estados Unidos e perdeu sua vida antes de ter a chance de ao menos poder voltar para o Brasil para poder continuar sua jornada!”, diz o texto da campanha.

Ao comunicar a morte do brasileiro, o ICE destacou que é “firmemente comprometido com a saúde e o bem-estar” de todos os imigrantes sob sua custódia e “irá realizar uma investigação abrangente sobre este incidente”. As autoridades afirmaram que todos os detentos têm acesso a cuidados médicos, odontológicos e psicológicos, e o gasto anual com serviços de saúde para esta população é $ 315 milhões.

Fonte: AcheiUSA