Caminhão-baú com 46 pessoas mortas é encontrado em San Antonio, no Texas

Pelo menos 46 pessoas, possivelmente imigrantes, foram encontradas mortas na tarde desta segunda-feira (27), dentro da caçamba de um caminhão, na cidade de San Antonio, no Texas, a cerca de 200 milhas da fronteira com o México.  Outras 16 pessoas que também estavam no veículo, dentre elas quatro crianças, foram levadas para o hospital com problemas de desidratação por causa do calor.

De acordo com os policiais, o caminhão estava parado próximo a uma linha de trem entre as ruas Cassin Drive e Quintana Road. Os agentes foram acionados por volta das 6 p.m. por pessoas que trabalham próximo ao local e disseram ouvir pedidos de socorro. “Esta é uma horrível tragédia humana, eles eram pessoas, que tinham família e deviam estar em busca de um vida melhor”, falou o prefeito Ron Nirenberg em um conferência de imprensa.

As autoridades ainda não sabem o que causou as 46 mortes, mas disseram que o caminhão não tinha ar condicionado nem água para beber e a temperatura em San Antonio nesta segunda ultrapassou os 80 ºF.  O Department of Homeland and Security (DHS) assumiu as investigações e três pessoas foram detidas até o momento por suposto envolvimento no transporte irregular dos imigrantes. 

Não foi divulgada a nacionalidade das vítimas, nem se sabe se há brasileiros entre eles. O governador  do Texas, Greg Abbott, do Padrtido Republicano, culpou o presidente Joe Biden pelas mortes, descrevendo-as como “resultado de suas políticas letais de fronteira aberta”. Biden ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A tragédia já é um das mais mortais envolvendo imigrantes que tentam entrar de forma irregular nos EUA.  Em 2017, dez pessoas morreram depois de ficarem presas dentro de um caminhão estacionado em um Walmart também em San Antonio. E em 2003, 19 foram encontradas sem vida em um caminhão a sudeste da cidade.

Fonte: AcheiUSA