Cantora Björk expõe realidade virtual no MIS em São Paulo

Em Björk Digital, que já passou por 10 países, o público usará óculos de realidade virtual para ver e ouvir músicas do álbum Vulnicura

Por Giovana Christ

access_time 27 maio 2019, 16h21

A cantora e compositora islandesa Björk expõe em São Paulo uma faceta sua menos conhecida do público: a de artista visual. Entre os dias 18 de julho e 18 de agosto o Museu da Imagem e do Som (MIS) abriga a exposição-instalação Björk Digital. Os ingressos estão à venda no Ingresso Rápido.

Exemplo de imagem de realidade virtual que ilustra um dos clipes da cantora Björk Exemplo de imagem de realidade virtual que ilustra um dos clipes da cantora Björk

Exemplo de imagem de realidade virtual que ilustra um dos clipes da cantora Björk (björk.it/Divulgação)

Björk criou o projeto em conjunto com o artista visual americano Andrew Thomas Huang e o produtor canadense Jesse Kanda. O público usará óculos de realidade virtual para assistir os vídeos do álbum Vulnicura (2015). As faixas que o compõe contam o começo, meio e fim do relacionamento da cantora com o artista Matthew Barney.

No MIS, localizado na zona oeste de São Paulo, “Björk Digital” ocupará dois andares e seis salas. Os ingressos custam R$ 15 a meia-entrada e R$ 30 a inteira.

A exposição já passou pela Europa (Reino Unido e Islândia, Espanha, Polônia e Rússia), América Latina (Colômbia, Argentina), América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e Ásia (Japão).

Biophilia

Além da realidade virtual, “Björk Digital” apresentará o projeto educativo Biophilia em que, por meio de aplicativo baixado no celular, os frequentadores da exposição poderão baixar  e assistir um vídeo sobre o conceito do projeto e a relação da música da cantora com a tecnologia e o cosmos. O aplicativo também traz uma constelação em que cada música de Björk é um corpo celeste, sendo possível interagir com a imagem.

Cantora, compositora, atriz, instrumentista e produtora musical, Björk já concorreu a 13 Grammys, 2 Globos de Ouro e um Oscar pela trilha sonora do filme Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000), de Lars Von Trier, em que também foi protagonista. Venceu quatro vezes a categoria Melhor Artista Feminina do BRIT Awards e Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Fonte: Viagem e Turismo