Caravana de imigrantes é dispersada em direção à fronteira do México com os EUA

Uma caravana com mais de 800 pessoas deixou a cidade de Tapachula, no México, no sábado (4), em direção à fronteira dos Estados Unidos, mas foi dispersada por agentes do governo mexicano. 

Segundo a Reuters, o grupo de imigrantes vindos na maioria de países da América Central, Haiti, Venezuela e Cuba, estariam “fugindo da pobreza de seus países em busca de um recomeço”. 

Um cidadão de Honduras disse à agência que não consegue trabalho em seu país e que não tem condições financeiras de sustentar seus três filhos. 

Autoridades mexicanas dispersaram a caravana no domingo (5), de acordo com a Associated Press. Muitos deles foram colocados em caminhões e levados pelas autoridades, outros conseguiram fugir.   

O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, ordenou que todos os imigrantes indocumentados aguardem na fronteira sul e pediu que Joe Biden consiga trabalho para essas pessoas. 

Em 2018, uma caravana com milhares de pessoas chamou a atenção de todo o mundo. Na época, o então presidente Trump disse que “era uma invasão e que diversos membros de gangues estavam infiltrados”.

Fonte: AcheiUSA