Caribe é região mais dependente do Turismo, diz estudo

Um estudo realizado em parceria entre a low cost Jetblue e a The Nature Conservancy, organização internacional de preservação ambiental, revelou que o Caribe é a região do planeta que mais depende economicamente do Turismo para sobreviver. A pesquisa relacionou os recursos naturais caribenhos com as atividades turísticas e pediu maior atenção à proteção dos recifes de corais.

Divulgação

Cerca de 65% dos recifes de corais do Caribe são utilizados turisticamenteCerca de 65% dos recifes de corais do Caribe são utilizados turisticamente

De acordo com o relatório, que também contou com colaboração da Microsoft e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), os passeios que envolvem os corais da região, como mergulho e snorkeling, por exemplo, são responsáveis pela arrecadação de cerca de US$ 7,9 bilhões anualmente, quando recebem mais de 11 milhões de visitantes.

Tal valor representa 23% do total acumulado pelo Turismo a partir dos visitantes da região e mais de 10% do PIB dos países caribenhos.

“O Caribe e a América Latina representam um terço dos voos operados pela Jetblue, portanto a saúde e o desenvolvimento dessas regiões estão diretamente ligados ao nosso. Já está mais do que na hora de organizações como a The Nature Conservancy e toda a indústria do Turismo trabalharem juntas em busca de soluções que visem uma melhor preservação do meio ambiente”, disse a head de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Jetblue, Sophia Mendelsohn.

De acordo com o estudo, os corais vivos do Caribe sofreram uma redução de cerca de 60% só nas últimas três décadas. O número é alarmante para o futuro da região, ainda mais quando mais de 65% das estruturas submarinas caribenhas são utilizadas turisticamente. Os outros 35% ficam localizados em áreas mais remotas, sem grandes atividades humanas.

“Já estamos trabalhando em soluções inovadoras para proteger e recuperar os recifes de corais da região. Milhões de pessoas dependem deles como fonte de renda e, consequentemente, sobrevivência, por isso precisamos aumentar nossos esforços pela preservação ambiental, contrabalanceando as atuais taxas de degradação registradas”, comentou o diretor executivo da Nature Conservancy, Luis Solórzano.

Segundo a pesquisa, os maiores riscos para o meio ambiente da região são a pesca excessiva, a poluição marítima, o desenvolvimento das linhas costeiras e as mudanças climáticas, além do Turismo massivo. Nos próximos meses, a Jetblue cederá 50 voos para equipes de pesquisadores da Nature Conservancy tentarem entender melhor como ajudar na preservação do Caribe.

*Fonte: Business Wire

conteúdo original: https://bit.ly/2CAe1OrFonte: PANROTAS