Carnaval carioca recebeu 2,1 milhões de turistas, diz Riotur

Devulgação/Alexandre Macieira

Marcelo Alves, presidente da Riotur

Marcelo Alves, presidente da Riotur

O Carnaval do Rio de Janeiro atraiu mais de 2,1 milhões de turistas, 31% a mais que o verificado no ano passado. O índice foi revelado hoje (2) pela Riotur, que mensurou os números da folia carioca. De acordo com o órgão, foram 10 milhões de pessoas circulando pela cidade no período e, entre os visitantes, 77% eram brasileiros e 23% estrangeiros. Esse contingente gerou ocupação hoteleira de quase 100% e movimentou R$ 4 bilhões.

Os estrangeiros que mais visitaram o Rio durante o Carnaval eram argentinos, chilenos, norte-americanos e italianos. Entre os brasileiros, a maioria veio de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A média de permanência na cidade é de 6,4 dias.

Alguns bairros como Flamengo, Botafogo, Leme e Copacabana tiveram sua oferta hoteleira totalmente preenchida. E algumas outras como centro e São Conrado obtiveram ocupação de 92% e 87%, respectivamente.

Sobre a boa movimentação na cidade durante as festas, o prefeito Marcelo Crivella destacou a postura da prefeitura quando decidiu modificar a destinação da verba pública. “Fizemos história para o Carnaval da nossa cidade, para o nosso povo e para os nossos turistas. Investimos onde a prefeitura acredita que deve investir”, afirma. “Retiramos o investimento do Carnaval que cobra ingressos e investimos no Carnaval do povo, que vai à estrada Intendente Magalhães conferir a arte que aquelas escolas têm a mostrar. Nos blocos e nos tradicionais bailes da Cinelândia e na Avenida Chile, nos coretos e nos diversos bailes populares espalhados por toda a cidade que está a essência da festa carioca”, complementa.

“O carnaval que acabamos de entregar confirma a capacidade que temos em fazer um evento tão complexo e tão grandioso. Acho que só o Rio tem isso e acho que só o carioca é capaz de receber mais de dois milhões de turistas num período tão curto de tempo”, aponta o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Somando o público de blocos, megablocos, Sapucaí, Intendente Magalhães e os 77 palcos populares distribuídos pela cidade, 10.637.007 pessoas participaram dos eventos carnavalescos do Rio. Desse total, mais de 7 milhões pessoas estavam nos blocos.

Para levantar esse números, a Riotur investiu em três pesquisas: Sambódromo, blocos de rua e quatro unidades dos postos de informações turísticas (Galeão, Copacabana, Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio).

Fonte: PANROTAS