Carregar celular no aeroporto pode ser perigoso, alerta FBI

Quase todos os grandes aeroportos possuem estações de carregamento de celular gratuitas. No entanto, o FBI pede que os viajantes deixem de utilizar essa comodidade, presente também em hotéis e shopping centers, porque “indivíduos mal-intencionados descobriram formas de usar as entradas USB públicas para introduzir malwares e programas de monitoramento nos aparelhos”. A recomendação é levar o próprio cabo e fonte para carregar usando uma tomada elétrica.

O comunicado foi compartilhado pelo escritório de Denver da Polícia Federal dos Estados Unidos no dia 6 de abril, através do Twitter, e amplamente divulgado pela mídia desde então. Mas a recomendação está longe de ser uma novidade: o golpe conhecido há anos como juice jacking visa obter informações privadas da vítima, senhas e acesso a contas bancárias. Os criminosos conseguem fazer isso “infectando” a entrada USB ou mesmo trocando a entrada original por uma já “infectada”.

Continua após a publicidade

O juice jacking é possível porque, diferente das tomadas elétricas, as entradas USB atuam não só como transmissores de energia como também de dados. Por isso, é importante conectar o telefone somente em fontes confiáveis. Alguns aparelhos possuem sistemas de segurança que, ao serem conectados numa entrada do tipo, perguntam se o usuário deseja liberar o acesso aos dados ou apenas recarregar a bateria. Caso o seu celular faça isso, opte sempre pela segunda opção.

É mais garantido levar a própria fonte para carregar o celular em uma tomada elétrica comum: há opções compatíveis com iPhone e com Samsung. Caso esteja viajando para o exterior, você pode precisar também de um adaptador de tomada universal: alguns possuem mais de uma entrada para você carregar vários dispositivo de uma vez. Ainda mais prático é investir em um carregador de celular portátil, como os da Xiaomi e da Geonav.

Cabos e carregadores

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo