Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros (GO) será transformada em Parque ambiental

O governo de Goiás e a Prefeitura de Alto Paraíso (GO) fecham parceria para administra e criar a unidade de conservação ambiental das Cataratas do Rio dos Couros na Chapada dos Veadeiros. A bela região está abandonada e tem sofrido com invasores e criminosos ambientais. Com a criação, os órgãos públicos buscam proteger as belezas do cerrado, realizar atividades de ecoturismo, pesquisa científica, conscientização e educação ambiental.

Localizada a 53 km de Alto Paraíso (18 km de asfalto e 35 km de terra) e com 6 km de trilha (ida e volta), a Catarata dos Couros é indicada para quem deseja fugir do movimento das atrações mais populares da Chapada dos Veadeiros. O complexo de cachoeiras e poços da Catarata dos Couros conta com diversos pontos para banho e incontáveis paisagens dignas de muitas fotos. Com trilha de nível fácil e muitos pontos de parada para visitação, é o tipo de roteiro que agrada a quem busca passeios que tomam um dia inteiro sem repetir um ponto de banho sequer.

Agora o Governo de Goiás seguirá os trâmites legais para conseguir implementar o Parque Estadual Cataratas do Rio dos Couros. O projeto ainda deve passar por audiências públicas, realizar o georreferenciamento da área a ser protegida, publicar o decreto de criação e outros processos até finalmente ser criado. A gestão do futuro parque será compartilhada entre o estado goiano e a prefeitura local. 

Fonte: Melhores Destinos