Catedral de Notre Dame reabrirá para visitação no final de 2024

PANROTAS / Marcos Martins

A reconstrução começou no ano passado

A reconstrução começou no ano passado

A reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, está avançando rápido o suficiente para permitir sua reabertura aos visitantes no final de 2024, menos de seis anos depois que um incêndio devastou seu telhado, em abril de 2019, de acordo com o site Travel Weekly.

A torre da catedral, que desabou no incêndio, começará gradualmente a reaparecer acima do monumento este ano em sinal de seu renascimento, de acordo com o general do exército encarregado do projeto, Jean-Louis Georgelin. “O retorno da torre no céu de Paris será, na minha opinião, o símbolo de que estamos vencendo a batalha de Notre Dame”.

A reconstrução começou no ano passado, depois de mais de dois anos de trabalho para tornar o monumento estável e seguro. As autoridades optaram por reconstruir o monumento do século XII, uma obra-prima da arquitetura gótica, como era antes. Isso inclui recriar a torre de 96 metros de altura, adicionada no século 19 pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc.

Enquanto isso, uma exposição chamada “Notre-Dame de Paris: no coração do canteiro de obras” será aberta amanhã (7) aos visitantes em uma instalação subterrânea em frente à catedral. Acessível gratuitamente, ela destaca as operações em andamento no local e os conhecimentos e habilidades dos trabalhadores, além de mostrar alguns restos do incêndio e obras de arte da catedral.

“Meu trabalho é estar pronto para abrir esta catedral em 2024. E faremos isso”, disse o general Georgelin. “Lutamos todos os dias para isso e estamos em um bom caminho.” Isso “significa que o arcebispo da capital estará novamente em condições de celebrar a liturgia católica em sua catedral” e o monumento também “estará aberto à visitação dos turistas”, afirma.

A ministra da Cultura da França, Rima Abdul-Malak, disse à Associated Press que isso não significa que toda a reforma será concluída. “Ainda haverá algumas obras de renovação em 2025”, enfatizou. Enquanto isso, a nova exposição perto da catedral permitirá aos visitantes, incluindo aqueles que vêm para as Olimpíadas, “viver o que poderia ser a experiência de visitar Notre-Dame de uma maneira totalmente nova”, disse ela. Além da visita gratuita, um reality show virtual permitirá aos visitantes mergulhar na história da catedral. “Isso ajudará também o Turismo em Paris”, acrescentou.

Todos os dias na capital e em todo o país, cerca de 1 mil pessoas trabalham para reconstruir Notre Dame, disse o general Georgelin. “O maior desafio é cumprir com rigor todos os dias o planejamento que temos feito”, sublinhou. “Temos muitos trabalhos diferentes para realizar: a estrutura, a pintura, as pedras, a abóbada, o órgão, o vitral e assim por diante.” Philippe Jost, diretor-gerente da agência governamental que supervisiona a reconstrução, observou que o resultado “será fiel à arquitetura original” tanto porque “estamos aderindo às formas desaparecidas da catedral” quanto “também estamos aderindo aos materiais e métodos de construção” da época medieval.

Fonte: PANROTAS