CBF divulga tabela da Série A com Flamengo e Palmeiras na 1ª rodada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na quarta-feira (24) a tabela de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021, com início previsto em 29 de maio. O atual bicampeão Flamengo estreia em casa diante do Palmeiras, ganhador da última edição da Copa do Brasil, em duelo que, no dia 11 de abril, será editado na Supercopa do Brasil. A tabela ainda será detalhada, com a distribuição das partidas pelos dias e horários.

A primeira rodada também prevê o embate entre os dois últimos campeões da Série B: Chapecoense (2020) e Red Bull Bragantino (2019), com mando do clube catarinense. Destaque, ainda, para o embate entre dois promovidos à primeira divisão de 2021 junto com o Verdão do Oeste: Cuiabá e Juventude. O Dourado, que atuará em casa, disputará a primeira partida da história na elite nacional. O time gaúcho tornará a entrar em campo pela Série A após 13 anos de ausência.

O primeiro clássico estadual será na terceira rodada: Palmeiras e Corinthians. O duelo entre Flamengo e Fluminense, únicos representantes do Rio de Janeiro na Série A de 2021, está marcado para a nona rodada. O Gre-Nal número um do Brasileiro ocorrerá na 11ª rodada. Já a 13ª terá o Clássico-Rei, entre Ceará e Fortaleza.

Limite de técnicos

A tabela foi publicada após o conselho técnico da competição, realizado na tarde de quarta-feira. No encontro, os participantes aprovaram um limite para a troca de técnicos durante o torneio. Pela nova regra, se um time demite o treinador, poderá inscrever apenas mais um profissional ao longo do campeonato. Em caso de nova demissão, o substituto tem de estar no clube há pelo menos seis meses.

No cenário em que o comandante pede para sair, o clube não sofre com a limitação para trazer um novo profissional (assim como o técnico que for mandado embora). O treinador que se demitir, no entanto, não poderá fazê-lo novamente, caso contrário, não poderá ser inscrito por outra equipe na mesma edição.

“É o fim da dança das cadeiras dos técnicos no futebol brasileiro. Vai implicar em uma relação mais madura e profissional e permitir trabalhos mais longos e consistentes”, argumentou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, conforme nota divulgada pela entidade.

Central do VAR

A CBF também anunciou a criação de uma central de arbitragem de vídeo (VAR), que será instalada em um prédio próximo à sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Segundo Caboclo, a ideia é reduzir as chances de erro nas tomadas de decisão. O VAR foi alvo de muitas reclamações de jogadores, técnicos e dirigentes ao longo da última edição do Brasileiro.

“É um escritório primoroso inspirado na central que existe hoje da NBA [liga de basquete masculino norte-americana], nas questões técnicas da arbitragem”, garantiu o dirigente.

Jogos da 1ª rodada do Brasileiro

  • Flamengo x Palmeiras
  • Corinthians x Atlético-GO
  • São Paulo x Fluminense
  • Atlético-MG x Fortaleza
  • Internacional x Sport Recife
  • Ceará x Grêmio
  • Bahia x Santos
  • Athletico-PR x América-MG
  • Chapecoense x Red Bull Bragantino
  • Cuiabá x Juventude

Estaduais arrastados

Enquanto aumenta a expectativa pelo início do Brasileirão, os campeonatos estaduais se arrastam em meio a maior crise sanitária vivida pelo Brasil em decorrência da pandemia da Covid-19 que tem provocado quebra de recordes no número de mortos no país, que já ultrapassou a triste marca de 300 mil óbitos.

Entre trancos e barrancos, alguns campeonatos ainda seguem, outros estão paralisados e há aqueles que tem algumas partidas jogadas em outro estado, como é o caso do Paulistão.

Flamengo sobra no Cariocão

O jovem Rodrigo Muniz abriu o caminho da vitória do time alternativo do Flamengo sobre o Botafogo (Foto: Narcelo Cortes/Flamengo)
O jovem Rodrigo Muniz abriu o caminho da vitória do time alternativo do Flamengo sobre o Botafogo (Foto: Narcelo Cortes/Flamengo)

Pela quinta rodada do Carioca, o Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (24), no estádio Nilton Santos. Os gols do Rubro-Negro foram marcados por Rodrigo Muniz e Hugo Moura. Com o triunfo, o Mengão assumiu a liderança do campeonato com quatro vitórias em cinco jogos.

O clássico começou bastante pegado no meio de campo, com as duas equipes brigando pela posse de bola. Aos 20’, o Flamengo chegou com perigo pela primeira vez. Bruno Viana lançou para Matheuzinho na direita, que cruzou para o meio da área. Rodrigo Muniz chegou batendo de primeira, mas a bola foi por cima do gol.

Na sequência, aos 23 minutos, o Mengão abriu o placar. Após lance de Vitinho, a bola sobrou para Michael ajeitar para Muniz, que trombou com Benevenuto e finalizou na saída do goleiro alvinegro: 1 a 0. O Fla continuou indo para cima, e aos 28’, criou outra boa chance com Michael. O atacante balançou pra cima da marcação e chutou forte para boa defesa de Douglas Borges. A primeira etapa terminou com o Rubro-Negro em vantagem.

A situação ficou ainda melhor depois da expulsão do zagueiro alvinegro Kanu, aos 20 minutos da segunda etapa.

Com um a mais, o Mais Querido encontrava espaços para trabalhar a bola e descia sempre com perigo para o ataque. Aos 40’, o Mengão ampliou o marcador! Matheuzinho foi lançado na direita, invadiu a área e rolou para trás. A bola desviou e encontrou Hugo Moura na entrada da área, que soltou uma bomba para o fundo da rede e decretou a vitória rubro-negra no clássico: 2 a 0.

O Mais Querido volta a campo no próximo sábado (27) para enfrentar o Boavista, no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá.

Já o Botafogo volta a campo no domingo (28) para enfrentar o Nova Iguaçu também em Bacaxá.

Esta deve ser a última rodada da competição antes da paralisação determinada pelas autoridades do Rio de Janeiro.

Paulistão in Rio

Com o Campeonato Paulista suspenso pelo menos até o dia 30 de março (prazo que ainda pode ser prorrogado), a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu mandar alguns jogos em Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro, a fim de avançar alguns jogos no apertado calendário do futebol brasileiro.

Corinthians faz único jogo da 5ª rodada

Depois de reuniões da FPF, indefinições, mudanças e uma viagem às pressas, o Corinthians venceu o Mirassol por 1 a 0 na noite de terça-feira (23), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Gustavo Mosquito foi o responsável pelo único gol, ainda no primeiro tempo, que manteve a invencibilidade do Timão e quebrou a do Leão no campeonato – Cássio pegou um pênalti cobrado por Fabricio nos acréscimos do segundo tempo e evitou o empate. Definida de última hora pela Federação Paulista de Futebol, a partida foi boa diante da preparação (ou a falta dela) que as equipes tiveram: um duelo aberto, com boas chances de gol (34 finalizações no total, 22 delas do Mirassol) e disputado num gramado desconhecido pelos dois times.

A vitória leva o Corinthians aos 11 pontos em cinco jogos, disparado na liderança do Grupo A. O Mirassol permanece com oito, ainda na ponta do Grupo D. O próximo compromisso do Timão é contra o time pernambucano do Retrô, nesta sexta-feira (26 ), em Saquarema, Rio de Janeiro.

Ainda sem datas definidas, o Timão deverá receber o Botafogo de Ribeirão Preto pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, enquanto o Mirassol enfrenta o Red Bul Bragantino, em Bragança Paulista.

Verdão faz jogo atrasado contra São Bento

O garoto panamenho Newton, de apenas 18 anos, estreou como profissional do Palmeiras na partida contra o São Bento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
O garoto panamenho Newton, de apenas 18 anos, estreou como profissional do Palmeiras na partida contra o São Bento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Um dia depois de Mirassol e Corinthians, São Bento e Palmeiras foram a Volta Redonda, deram continuidade ao Campeonato Paulista no estado do Rio de Janeiro e ficaram no empate por 1 a 1, na noite de quarta-feira (24), em jogo atrasado da terceira rodada da competição. Diego Tavares abriu o placar, enquanto Gustavo Gómez, de pênalti, empatou no fim do primeiro tempo. O Verdão teve a volta de alguns titulares, que folgaram após a conquista da Copa do Brasil, mas viu o goleiro Weverton ser expulso após 23 minutos em campo. Mesmo assim, o time conseguiu buscar o empate e teve chances de vencer – o auxiliar João Martins, substituto de Abel Ferreira, também pôde observar novos garotos em ação.

O Palmeiras divide a liderança do Grupo C com o Bragantino, somando oito pontos após quatro jogos. O São Bento vai a dois pontos e continua na lanterna do Grupo B.

São Bento e Palmeiras precisam esperar novas definições da Federação Paulista de Futebol, que continua tentando levar jogos do Paulistão para outros estados – não há, por enquanto, datas para as próximas partidas das duas equipes. A situação do Verdão causa maior preocupação na FPF por causa do calendário – nas próximas semanas, o time tem decisões da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil.

Pela tabela do Paulistão, o Palmeiras deverá jogar o clássico contra o São Paulo no Allianz Parque e o São Bento visitará o Santo André no Estádio Bruno José Daniel.

Outros campeonatos estaduais

Entre os principais campeonatos estaduais, o Mineiro está paralisado, o Gaúcho abriu a 6ª rodada com o empate entre Novo Hamburgo 1 x 1 Brasil de Pelotas e vitória do Internacional sobre por 2 a 0, gols de Edenilson e Thiago Galhardo. A rodada prosseguiu na quinta-feira (25) e a 7ª rodada será realizada no final de semana. Após esta rodada, o Gauchão será paralisado, assim como o Cariocão.

The post CBF divulga tabela da Série A com Flamengo e Palmeiras na 1ª rodada first appeared on AcheiUSA. Fonte: AcheiUSA