Cerca de 17 milhões de imigrantes ilegais vivem atualmente nos EUA, diz estudo

A Federação para a Reforma da Imigração Americana (FAIR) acaba de divulgar um novo relatório de pesquisa com o número de imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA: cerca de 17 milhões de pessoas. Segundo o grupo, que pede níveis gerais mais baixos de imigração, o montante aumentou significantemente desde que o presidente Biden assumiu o cargo no início de 2021.

O relatório estima que existam aproximadamente 16,8 imigrantes ilegais nos EUA, contra 15,5 milhões identificados em janeiro de 2022. Outros grupos apontam para cerca de 11 milhões de indocumentados, que é o número mais citado. “Nossa estimativa traz um aumento de 2,3 milhões em relação à nossa pesquisa do final de 2020, o que significa que a população de estrangeiros ilegais aumentou 16% em todo o país apenas nos primeiros dois anos da presidência de Joe Biden”, diz o relatório.

Em seu terceiro ano, o governo Biden aboliu uma série de políticas da era Trump, incluindo a construção de muros na fronteira e os Protocolos de Proteção aos Migrantes (MPP). As deportações despencaram e os republicanos criticaram o governo por expandir as políticas de “pegar e soltar” que praticamente terminaram sob o governo Trump.

O governo rebateu, argumentando que está reconstruindo um sistema de asilo que foi destruído sob o governo anterior e, mais recentemente, divulgou medidas de fiscalização mais rígidas na fronteira, juntamente com expansão de políticas de imigração.

A análise da FAIR define um estrangeiro ilegal como “qualquer estrangeiro presente nos Estados Unidos sem status legal, como um visto válido ou residência permanente legal”. Isso, portanto, também inclui aqueles que estão protegidos contra deportação, com Temporary Protected Status (TPS) e aqueles que receberam liberdade condicional nos EUA, descritos na lei de imigração como “legalmente presentes”, apesar da falta de status legal. A administração recentemente estendeu o TPS para aproximadamente 330 mil cidadãos de quatro países.

A FAIR reconhece que estimar com precisão a população de imigrantes ilegais pode ser obscuro e impreciso, dado o tamanho e a distribuição da população – e que muitos vivem, pelo menos parcialmente, às escondidas. Muitas das estimativas, porém, são baseadas em dados do Census Bureau.

“Na verdade, não sabemos exatamente quantas pessoas cruzam a fronteira ilegalmente e escapam das autoridades de imigração, nem alguém pode quantificar com precisão os atrasos ou fugas. Só podemos estimar esses números com base nas mudanças nos dados do censo anual, juntamente com quantos indivíduos CBP e ICE acreditam que passaram despercebidos”, diz o relatório.

*com informações da Fox News

The post Cerca de 17 milhões de imigrantes ilegais vivem atualmente nos EUA, diz estudo appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA