Cerca de 2,76 milhões de imigrantes cruzarão fronteira, alertam autoridades

Dados da Patrulha de Fronteiras dos EUA apontam que o número recorde em 2022 é surpreendente. Foto/Divulgação

Os EUA registraram um novo recorde no número de pessoas que atravessaram a fronteira em 2022 – cerca de 2,76 milhões de imigrantes. Um número elevado índice de venezuelanos, cubanos e nicaraguenses, segundo dados oficiais

Da Redação – Segundo dados levantados pelas autoridades de Imigração, juntamente com a Patrulha de Fronteiras, cerca de 2,76 milhões de imigrantes cruzarão a fronteira dos EUA em um ano. Portanto, à medida que as travessias de fronteira dos imigrantes aumentam, um novo recorde é reconhecido, o que traz preocupação e alerta. Os números de 2022 foram marcados por um elevado índice de venezuelanos, cubanos e nicaraguenses, segundo dados oficiais. Os EUA anunciaram o novo recorde do número de indocumentados que chegaram ao país, em comunicado à imprensa.

Segundo a alfândega norte-americana, a alta foi impulsionada por um influxo de pessoas vindas de Venezuela, Cuba e Nicarágua por causa das crises econômicas e humanitárias enfrentadas nos países. A contagem também deu um resultado alto porque muitas pessoas que tentam cruzar a fronteira são enviados para o México e, depois tentam cruzar de novo.

O governo do presidente Joe Biden por sua vez, tenta construir uma política de fronteira. Em 13 de outubro, o “Departamento de Segurança Interna dos EUA” anunciou, por exemplo, novas medidas para conter a chegada de imigrantes venezuelanos ilegais. Serão instalados novos postos de controle de migração na fronteira com o México e mais policiais serão realocados para o local.

Nos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2022, a Patrulha de Fronteira apreendeu imigrantes mais de 2.766.500 vezes, em comparação com 1,72 milhão de vezes no ano fiscal anterior.

Fonte: Nossa Gente