Cidade de Delray Beach é multada em $1 milhão por falhas no tratamento da água

A prefeitura de Delray Beach (FL) terá que pagar um milhão de dólares ao Florida Department of Health (FDOH) por ignorar a contaminação de diferentes fontes de água potável que abastecem o município. Entre elas, a caixa d’água norte que ficou quase 50 anos sem ser limpa (desde 1972), apesar de a lei estadual exigir a limpeza a cada cinco anos.

As investigações contra a prefeitura de Delray começaram em 2019 após vários registros de falhas em fiscalizações. Inicialmente, o FDOH pediu reparação de $1,8 milhão por 12 infrações.

O órgão também queria que a cidade emitisse um comunicado para todos os moradores dizendo que, por 13 anos, o consumo de água não estava de acordo com o programa Safe Drinking Water Act, do governo do estado. Mas essa exigência foi dispensada em um acordo.

Alguns cidadãos chegaram a atribuir enfermidades como náuseas e diarreia ao consumo da água, mas as autoridades de saúde não comprovaram uma relação direta.

Em entrevista ao canal WPBTV, o  prefeito Terrence Moore garantiu que todos os problemas já foram solucionados e o ambiente “está seguro.”

Fonte: AcheiUSA