Cinco questões urgentes da imigração que Biden precisa resolver em 2022

Depois de 2021, marcado pela chegada avassaladora de estrangeiros pela fronteira sul dos Estados Unidos e pelos fracassos na aplicação de várias políticas de imigração, o governo do presidente Joe Biden dá início a 2022 sob pressão para encontrar as soluções prometidas .

Tanto os imigrantes quanto aqueles que os defendem estavam esperançosos de que a chegada dos democratas ao poder mudaria o curso dos Estados Unidos na questão da imigração, mas depois de quase um ano de trabalho o governo estava endividado. Estas são as cinco questões pendentes que a administração Biden terá de enfrentar em 2022 e para as quais é urgente encontrar uma solução, de acordo com os defensores dos migrantes.

EUA vão 'responder de forma decisiva' a eventual invasão russa na Ucrânia, diz Biden - 02/01/2022 - Mundo - Folha

1. Finalizar “Stay in Mexico”

O programa Migrant Protection Protocols (MPP), que obriga os requerentes de asilo a esperar no México pelo desenvolvimento de seus processos nos Estados Unidos, tornou-se uma dor de cabeça para a Casa Branca em 2021, pois após cancelá-lo teve que retomar seu pedido em 6 de dezembro obedecendo a ordem de um juiz federal que decidiu a favor de uma ação de dois estados conservadores. Mais de 240 grupos de defesa dos imigrantes e dezenas de legisladores democratas têm insistido que a Casa Branca elimine o MPP também. conhecido como Permencer no México . Mas o futuro não parece muito promissor. Em 13 de dezembro, o Tribunal de Apelações do Quinto Circuito rejeitou o pedido do governo de suspender o programa. A batalha vai continuar no Supremo Tribunal Federal, ao qual o governo recorreu para contestar as decisões favoráveis ​​à manutenção do MPP.

2. Expulsões sob o “Title 42”

Outra luta que não foi vencida em 2021 e se estende até 2022 é o fim da aplicação do Título 42, que permite expulsar os migrantes por motivos de saúde que cruzam a fronteira. A medida permitiu a remoção de mais de um milhão de migrantes no ano fiscal de 2021, de acordo com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). Os apelos para que a Casa Branca interrompa a aplicação dessa regra aumentaram após a reabertura das fronteiras terrestres dos Estados Unidos em novembro, mas a chegada da variante omicron do coronavírus mais uma vez deu ao governo argumentos para apoiar a medida.

immigration -- Britannica School

3. Proteção de indocumentados

Desde seu primeiro dia na Casa Branca em janeiro de 2021, Biden apresentou uma proposta de reforma da imigração que buscava abrir caminho para a cidadania a quase 11 milhões de indocumentados . A proposta foi criticada por sua amplitude e, ao longo de 2021, os esforços democratas para levar adiante partes dessa agenda estagnaram no Senado. Diante da oposição republicana, os democratas optaram por incluir um projeto de lei de imigração no plano social de Biden, que esperavam que fosse aprovado pelo método da reconciliação. Mas encontraram a rejeição de Elizabeth McDonough , encarregada de interpretar os regulamentos do Senado, que disse não a três propostas, a última das quais apenas concedeu autorização de trabalho a cerca de 6 milhões de indocumentados. Os ativistas têm insistido que a opinião de McDonough seja ignorada e que seja apresentada uma proposta que abre um caminho para os cidadãos. Mas o senador democrata Joe Manchin jogou um balde de água fria nas expectativas, dizendo que não apoiaria o plano social, bloqueando toda a iniciativa. O líder da maioria democrática no Senado, Chuck Schumer (Nova York), disse que forçará uma votação sobre o plano social nas primeiras semanas de 2022, mas ainda não está claro se o projeto de lei de imigração será incluído. As perspectivas de aprovação de uma grande reforma são esperadas cada vez mais fracas à medida que 2022 avança, o ano que sediará as eleições de meio de mandato em novembro, nas quais os democratas correm o risco de perder a maioria no Congresso.

4. Salvar o programa DACA

Sem reforma da imigração em vista, quase 650.000 beneficiários do programa Ação Adiada para Chegadas à Infância (DACA) ainda estão na corda bamba e milhares de jovens indocumentados que queriam ter acesso ao benefício viram suas esperanças frustradas após a decisão de um juiz federal por um Processo do Texas. O governo democrata sofreu um revés quando o Tribunal de Apelações do Quinto Circuito negou uma petição para aprovar novos requerimentos enquanto aquele tribunal toma uma decisão final sobre a questão. Esses jovens terão que esperar a decisão do Tribunal, e não está descartado que a luta pelo DACA chegue novamente ao Supremo Tribunal Federal.

5. Conter a enxurrada de imigrantes

Os reveses não detiveram centenas de milhares de pessoas que procuraram ficar nos EUA. A administração Biden teve que lidar com mais de 1,7 milhão de detenções indocumentadas que cruzaram a fronteira no ano fiscal de 2021 , um número sem paralelo nas últimas décadas e que serve como combustível para Os republicanos devem criticar os democratas e tentar usar a questão da imigração nas eleições. O trabalho para impedir a chegada de migrantes foi confiado à vice-presidente Kamala Harris, que disse que se concentrará em atacar as causas da migração. No entanto, o tempo está passando e os bons resultados podem levar mais tempo para ir além de 2022.

Fonte: Brazilian Press