Clima severo com possível formação de tornado e granizo ameaça o sul dos EUA

Uma onda de mau tempo está em andamento desde o meio-dia de quarta-feira (14) na região sul dos Estados Unidos, quando violentas tempestades podem atingir a região. Segundo o The Weather Channel, um tornado causou danos em Abbeville, Alabama, nesta manhã. A previsão para o restante do dia contempla todas as modalidades de tempo severo, como tornados, granizo e ventos fortes. Um alerta de tornado está em vigor em grandes porções do Alabama e da Georgia.

Espera-se que o clima severo se mova pela área do noroeste da Flórida nesta semana, com fortes tempestades e chuvas torrenciais. Os condados de Escambia e Santa Rosa têm um risco “aumentado” de mau tempo na quarta-feira, enquanto as áreas ao norte têm um risco “moderado”. O serviço meteorológico disse que as tempestades devem passar pela área até sexta-feira (16), com chance de produzir rajadas de vento de mais de 70 mph, granizo de até 2 polegadas de diâmetro e tornados.

Cada aglomerado de tempestades também trará “chuvas torrenciais” e se desenvolverá repetidamente nas mesmas áreas. Prevê-se uma precipitação de 2 a 4 polegadas, com quantidades excessivas de 6 polegadas possíveis. O maior risco de inundações repentinas no noroeste da Flórida será em áreas afastadas da costa.

O surto previsto foi descrito como “raro” pelo meteorologista do Weather.com Ari Sarsalari, devido a época do ano (meados de junho) e localização (sul do país). Normalmente, surtos climáticos severos como este ocorrem no início da primavera em toda a região.

Enquanto isso, uma onda de calor está se formando no Texas, onde as temperaturas podem chegar para quase 100ºF nos próximos dias. Quando combinado com umidade opressiva, particularmente no sul do Texas e na costa oeste do Golfo, os índices de calor podem chegar a 120 graus.

The post Clima severo com possível formação de tornado e granizo ameaça o sul dos EUA appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA