Coalizão de imigração de Nova York pede que EUA recebam refugiados ucranianos

A Coalizão de Imigração de Nova York está entre os grupos que pedem aos EUA que recebam o maior número possível de refugiados ucranianos, já que a Ucrânia enfrenta uma invasão em curso pela Rússia. Nova York tem cerca de 150.000 residentes ucranianos, a maior população do país. A governadora Kathy Hochul disse que Nova York está preparada para coordenar com o governo Biden a aceitação de refugiados que fogem do conflito.

Nicole Cata, diretora de política de direitos dos imigrantes da Coalizão de Imigração de Nova York, disse que espera ver recursos direcionados para fortalecer o programa de refugiados. “Foi uma semana absolutamente devastadora para os ucranianos, tanto em casa como no estrangeiro”, disse Cata. “E nossa mensagem mais forte é que o NYIC sempre estará ao lado daqueles que buscam um refúgio seguro da violência e da guerra. E estamos pedindo aos Estados Unidos que recebam o maior número possível de refugiados.”

Ukraine refugees met with outpouring of compassion - CSMonitor.com

Cata disse que os EUA precisam fortalecer e reconstruir seu programa de refugiados, depois que o antigo governo Trump o destruiu. O ex-presidente interrompeu o programa várias vezes e estabeleceu o teto para a admissão de refugiados mais baixo do que nunca. Mais de 100 beneficiários do DACA , o programa de Ação Diferida para Chegadas de Crianças, e mais de 1.700 estudantes internacionais são da Ucrânia. Cata disse que espera que o governo Biden implemente medidas para protegê-los da deportação.

EU Must Prepare for Ukraine Refugee Crisis | CEPA

“Estamos pedindo uma designação imediata de status de proteção temporária”, disse Cata, “ou partida forçada adiada ou auxílio estudantil especial para as dezenas de milhares de ucranianos que já estão nos Estados Unidos e sem status permanente nos EUA. ” Auxílio estudantil especial refere-se a um programa de Segurança Interna que remove restrições de visto para estudantes – como duração da estadia e capacidade de trabalhar fora do campus – quando ocorrem circunstâncias “emergentes”, como guerra ou conflito militar.

EU interior ministers to discuss Ukraine refugee situation this weekend | eKathimerini.com

Fonte: Brazilian Press