Coiotes recrutam imigrantes por meio de redes sociais em troca de “travessia segura” para os EUA

A mídia social é usada por perigosos cartéis mexicanos para promover seus serviços e recrutar migrantes, de acordo com uma pesquisa do Tech Transparency Project. Eles estão sendo usados por grupos no Facebook, depoimentos no WhatsApp a vídeos no Tiktok não apenas para oferecer uma “viagem segura” aos migrantes, mas também como uma ferramenta para recrutar novos membros para os cartéis.

“Ao conduzir nossa pesquisa, descobrimos dezenas de páginas que promovem o tráfico humano no Facebook”, disse Katie Paul, diretora do projeto Transparência Tecnológica. De acordo com ela em entrevista, uma das coisas em comum que todas essas páginas têm é que elas são destinadas a pessoas vulneráveis. Por outro lado, Guadalupe Correa Cabrera, especialista em crime organizado, disse o seguinte:

“Nós sabemos que o crime organizado ou alguns que os chamam de cartéis, porque para que as pessoas possam continuar a pagar essas taxas, eles os recrutam para que possam trabalhar com eles e depois com essas cotas eles podem ir para os Estados Unidos. Também às vezes isso acontece de forma forçada porque muitos deles são viciados em drogas e às vezes alguns meninos, mulheres e crianças também são abusados e explorados”. Após essa investigação, o Facebook removeu pelo menos 5 grupos de sua plataforma e o Tiktok suspendeu contas relacionadas a esse tipo de atividade ilícita, ambos os sites continuam monitorando conteúdo possivelmente vinculado ao crime organizado.

Fonte: Brazilian Press