Com alta taxa de afogamento por correntes de retorno, autoridades da Flórida pedem atenção dos banhistas

Dois homens morreram e várias pessoas foram resgatadas na semana passada em praias banhadas pelo Golfo do México, enquanto fortes correntes de retorno continuam a atingir o Panhandle da Flórida, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Walton. As mortes dos turistas do Texas e Tennessee completaram um total de 10 afogamentos fatais em menos de duas semanas na região.

A alta taxa de afogamento levou Joethan Phillips, Chefe de Segurança de Praia de Gulf Shores, a emitir um alerta público sobre a importância de verificar o sistema de bandeiras presentes nas praias. “Creio que muitas pessoas não sabem o que significam as bandeiras ou, muitas vezes, nem observam que elas estão lá”, disse. Segundo ele, a maioria das mortes aconteceram enquanto estavam hasteadas bandeiras vermelhas, indicando alto risco de afogamento. “Nesse caso, água até o joelho já é muito fundo”, orienta.

Phillips observou, no entanto, que cada caso é diferente. “Em alguns dos afogamentos recentes, a vítima entrou na água para ajudar um membro da família que estava em perigo devido às correntes de retorno”, contou. Ele espera que a campanha Beach Safe, lançada em um esforço cooperativo por Gulf Shores, Orange Beach e Fort Morgan, ajude a educar o público sobre segurança na praia.

Tommy Ford, xerife de Bay County, também veio a público falar dos perigos das correntes de retorno nas águas do Golfo. “Estou muito frustrado com a situação que temos com mortes trágicas e desnecessárias no Golfo”, escreveu no Facebook oficial do condado. “Observei policiais, bombeiros e salva-vidas arriscando suas vidas para salvar estranhos. Já vi pessoas morrerem tentando salvar seus filhos e entes queridos, incluindo dois pais no Dia dos Pais”, disse.

“Esses mesmos heróis, que arriscaram tudo para salvar os outros, foram amaldiçoados e punidos, enquanto tentavam alertar os visitantes sobre os perigos que ameaçam sua vida”, escreveu Ford. “Usamos as ferramentas fornecidas pela comissão do condado para multar os infratores em $500 por entrar na água com bandeiras vermelhas duplas”, disse. “Não temos recursos ou tempo para multar todas as pessoas que entram na água, mas estamos fazendo o possível para aplicá-las como um impedimento para entrar na água em situações perigosas”.

Os perigos das correntes de retorno também aparecem nos dados do Serviço Nacional de Meteorologia que mostram que, entre 2002-2021, as correntes de retorno foram responsáveis ​​por mais mortes (191) ao longo da costa do Alabama e do Panhandle da Flórida do que tornados, raios, sistemas climáticos tropicais e inundações, combinados (170).

Entenda as Bandeiras de Alerta

Existem cinco bandeiras e diferentes combinações para alertar os banhistas sobre as condições do mar:

Bandeiras vermelhas duplas: O mar está fechado ao público. Os infratores podem ser presos e multados.
Bandeira vermelha única: perigo alto, indicando ondas altas e/ou correntes fortes. Qualquer um que não seja um excelente nadador é aconselhado a ficar fora da água.
Bandeira amarela: perigo médio, indicando ondas e/ou correntes moderadas.
Bandeira verde: perigo baixo, com condições calmas.
Bandeira roxa: Vida marinha urticante presente, como águas-vivas ou arraias

The post Com alta taxa de afogamento por correntes de retorno, autoridades da Flórida pedem atenção dos banhistas appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA