Com uso de drones, México monitora sua fronteira sul contra a possível chegada de migrantes

O México mostrou que pode monitorar sua fronteira sul por terra e por ar, usando drones, diante da possível chegada de migrantes hondurenhos, que nas últimas horas se dividiram após o desmantelamento da caravana de cerca de 2.000 integrantes que vieram de Honduras.

No sábado, de acordo com as autoridades guatemaltecas, a grande maioria dos migrantes hondurenhos decidiu retornar ao seu país, mas outros, individualmente, continuaram sua jornada para os Estados Unidos.

No domingo, durante um passeio pelas margens do rio Suchiate e na ponte internacional Rodolfo Robles, o comissário do Instituto Nacional de Migrações (Inami), Francisco Garduño, disse que a fronteira é monitorada com drones, que sobrevoam as novas estradas que os traficantes de seres humanos descobrem ou transitam.

Além disso, disse que a presença de membros da Guarda Nacional, da Marinha Armada do México e dezenas de agentes de imigração continua a restringir a entrada de guatemaltecos que não portam documentos no país.

Em relação à chegada de migrantes hondurenhos, o oficial destacou que eles estão a caminho, “mas ainda não entraram em território mexicano” e se chegarem verão se terão facilidades, já que o México sempre permitiu a entrada de migrantes “desde que seja de forma ordenada, segura e regular. ”

Além disso, ele explicou que nos últimos dias eles seguraram 235 migrantes que entraram de forma irregular.

Filtros e postos de controle de imigração também foram instalados no trecho da rodovia Ciudad Hidalgo-Tapachula, para proteger os migrantes que viajam em transporte público sem documentos.

Por sua vez, Mario Búcaro Flores, embaixador da Guatemala no México, informou que a caravana de migrantes que se formou em Honduras está dividida e os pequenos grupos já foram devolvidos a seu país.

O oficial negou que a Guatemala esteja “fazendo seu trabalho sujo” para deter os migrantes. “Nosso trabalho é salvar vidas porque, desde o momento em que migram, suas vidas estão em perigo e mais no meio de uma pandemia com controles e restrições que são importantes”.

O embaixador guatemalteco pediu aos migrantes que fiquem em casa “porque não é hora de migrar porque está ocorrendo uma das piores pandemias da história e porque as pessoas devem cuidar de suas famílias”.

Na sexta-feira, o México iniciou o reforço de sua fronteira sul com o envio de centenas de agentes de imigração, a Guarda Nacional e as Forças Armadas.

Inami informou que os agentes estavam instalados nos pontos de fronteira de Ciudad Hidalgo e Tenosique, nos estados de Chiapas e Tabasco.

Um dia antes, a mesma entidade confirmou que todos os que utilizam suas dependências e áreas de entrada no país devem cumprir os protocolos de saúde, já que os códigos penais federais e os dos estados de Chiapas e Tabasco prevêem penas de 5 a 10 anos de prisão para quem põe em perigo a saúde de outrem.

A migração no México aumentou desde outubro de 2018, quando caravanas com milhares de migrantes centro-americanos começaram a entrar no país para chegar aos Estados Unidos.

Fonte: Brazilian Press