Começa vacinação contra Covid para crianças de 6 meses a 5 anos

Começou na terça-feira (21) a vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de 6 meses aqui nos Estados Unidos. As instituições reguladoras autorizaram duas doses da Moderna para quem tem até 5 anos e três doses da Pfizer para os que têm até 4 anos.

Ainda não se sabe se os pais vão aderir em massa à vacinação dos filhos pequenos. Desde que a vacina Pfizer-BioNTech foi autorizada em outubro pasado para idades de 5 a 11 anos, somente 29% desse grupo foram totalmente vacinados, segundos dados federais.

Apenas um em cada cinco pais com filhos menores de 5 anos disse que pretendia vaciná-los “imediatamente”, assim que se tornassem elegíveis, de acordo com pesquisa da Kaiser Family Foundation publicada em maio.

As autoridades de saúde têm trabalhado para que as crianças sejam vacinadas, ajudando a prevenir hospitalizações e mortes, caso os números aumentem quando voltarem às aulas em agosto e setembro.

O cirurgião geral Vivek Murthy, autoridade de saúde aqui na América, disse à CNN que quase 500 crianças morreram e mais de 30 mil menores de 5 anos foram hospitalizadas desde o início da pandemia.

A disponibilidade das vacinas deve aumentar nos próximos dias, segundo o coordenador de resposta à Covid-19 da Casa Branca, Ashish Jha.  Ele postou no Twitter que a distribuição das doses para crianças mais novas difere das outras faixas etárias, pois não há locais de vacinação em massa. A vacina deve ser tomada em consultórios médicos, farmácias, clínicas e hospitais infantis.

Fonte: AcheiUSA